| WWF Brasil



O que é o SIM?

SIM é a sigla para Sistema de Implementação e Verificação Modular. Trata-se de um programa criado pelo WWF-Brasil para facilitar, estimular e apoiar empresas e comunidades na Amazônia a obterem a certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal).
O SIM oferece um programa passo-a-passo, a ser realizado num período de até 4 anos.  A principal vantagem é que a empresa não precisa esperar até obter o certificado para ter acesso aos benefícios: eles iniciam no momento em que ela assina o termo de compromisso de adesão ao programa.

Objetivos do Programa

  • Facilitar e estimular o processo de adequação das empresas e comunidades que manejam as florestas na Amazônia às regras da certificação FSC por meio de um sistema modular, propiciandoa adoção gradual de boas práticas ambientais e sociais.
  • Oferecer uma ferramenta simples, prática e econômica para que a empresa ou comunidadepossa melhorar gradualmente o seu manejo florestal, de forma a assegurar benefícios concretos desde o primeiro passo, uma vez que a empresa passa a ser conhecida como fornecedora de madeira legal e que está trabalhando para obter a certificação florestal FSC.
  • Fornecer um mecanismo confiável e transparente de identificação de potenciais fornecedores para subsidiar compradores interessados em adquirir madeira tropical da Amazônia de produtores que estão em processo de transição para os padrões da certificação FSC e que atuam dentro da lei.

 
	© WWF-Brasil
O SIM é um programa criado pelo WWF-Brasil para facilitar, estimular e apoiar empresas e comunidades na Amazônia a obterem a certificação florestal FSC.
© WWF-Brasil
 
	© WWF-Brasil / GFTN / UICN
.
© WWF-Brasil / GFTN / UICN