Perda de biodiversidade. Crise climática em aceleração. Pandemia. As perspectivas podem parecer desanimadoras, mas a boa notícia é que há um movimento crescente de pessoas comprometidas em desafiar o status quo e tomar medidas reais para proteger a natureza.
A atitude de cada um é muito importante, tem impacto e faz a diferença!
Conheça algumas de nossas ações especiais de conscientização, primeiro passo para mudar o atual cenário de degradação ambiental e cuidar do planeta.
O relatório "Eco Despertar: Medindo a Consciência, o Engajamento e a Ação Global Pela Natureza" indica que de 2016 a 2020 houve um notável crescimento no engajamento online e que o Brasil é um dos países mais ativos nas redes quando o assunto é ativismo digital contra a destruição ambiental, já que o país contribui com 23 milhões de assinaturas em campanhas em prol da biodiversidade e natureza no mundo. O Eco Despertar é aqui. Quer conhecer mais desta tendência mundial? Clica aqui.
Criada em 2007 em Sydney, na Austrália, a Hora do Planeta tem o objetivo de chamar a atenção para desafios ambientais da atualidade, como a perda de biodiversidade, reafirmar nosso compromisso na luta contra o agravamento da crise climática e lembrar que cada setor da sociedade (pessoas, poder público e empresas) tem papel fundamental para promover essas transformações. No Brasil, o ato simbólico de apagar das luzes por uma hora acontece desde 2009. Visite o especial Hora do Planeta e saiba mais.
Pesquisas recentes mostram que estamos muito próximos de um ponto em que o planeta não vai conseguir se recuperar da destruição causada pelas ações humanas. Por isso, apenas parar de devastar já não é suficiente. Buscar soluções e colocar a mão na massa é urgente. Para construir um futuro mais saudável e justo, precisamos restaurar! Faça parte dessa história de mudança. Participe do movimento "É Tempo de Restaurar Nossa Relação com a Natureza. É Tempo de Construir Nosso Futuro".
Será que o nosso planeta é suficiente para suprir as demandas da humanidade por recursos naturais? A Pegada Ecológica mede a quantidade de recursos de terra e mar necessários para suprir o consumo humano e a capacidade de regeneração da Terra. Por isso, essa relação é medida em "planetas". Por exemplo, para sustentar o padrão de consumo da humanidade em 2021 é necessário 1,7 planeta. Calcule a sua Pegada Ecológica e descubra quantos planetas você precisa para viver.
Os dados globais da edição 2020 da publicação bianual da rede WWF são preocupantes e mostram a relação da perda de biodiversidade com o surgimento de doenças zoonóticas como a Covid-19. No Brasil, se nada for feito para frear o desmatamento na Amazônia e no Cerrado a tendência é chegarmos no ponto sem retorno. A ciência é clara: tudo que estamos passando é reflexo da atual relação da humanidade com o planeta, mas vivemos uma oportunidade única de reconstruir este cenário. Leia o Relatório Planeta Vivo.
Enquanto estávamos empenhados em garantir a conservação da Amazônia, do Cerrado, da Mata Atlântica e do Pantanal, diversas ações on e offline marcaram os 25 anos do WWF-Brasil. O cartunista Caco Galhardo, do coletivo Fervura No Clima, deu cor e graça aos destaques de nossa história na série #WWFBrasilEmTiras. Veja mais na página de aniversário e baixe grátis nosso ebook, um presente especial para cada um que está junto conosco nessa caminhada por um quarto de século.
Por um futuro mais justo e saudável para todos, pessoas e natureza, temos atuado diretamente com empresas, governos e comunidades. Apoie nossos projetos e nos ajude nessa luta em defesa da vida.
DOE!