Institucional

© WWF-Brasil

Somos uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro mais justo e saudável para todos, no qual sociedade e natureza vivam em harmonia. 

Para atingir esse objetivo, acreditamos no diálogo e na articulação com diferentes setores da sociedade: comunidades tradicionais, organizações locais, empresas e governo. Mas, acima de tudo, buscamos fortalecer a atuação de populações e iniciativas que estão na linha de frente da proteção dos biomas brasileiros.   ​

Muitas pessoas dizem “a” WWF, mas o correto é “o” WWF, no masculino, já que a nossa razão social é Fundo Mundial Para a Natureza. 

O primeiro trabalho de conservação no Brasil aconteceu antes mesmo de o WWF-Brasil existir, em 1971, quando a Rede WWF atuou em prol do mico-leão-dourado, espécie que, na época, era desconhecida e estava ameaçada de extinção. Depois disso, o Brasil passou de cerca de 146 micos-leões-dourados para mais 3 mil indivíduos vivendo livremente em nossas florestas nas últimas duas décadas.   

Criado em 1996, o WWF-Brasil integra a Rede WWF e atualmente mantemos mais de 170 funcionários atuando em mais de 90 projetos na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica, no Pantanal e nos ecossistemas marinhos na costa brasileira. 

Nossas iniciativas buscam proteger e restaurar a biodiversidade, fortalecer a agricultura familiar e a produção local, além de gerar estudos sobre o impacto do desmatamento e das queimadas e muito mais. Também temos forte atuação no tema Clima e Energia, defendendo e criando soluções para um futuro de segurança climática.  

© WWF Brasil

Nenhuma dessas ações seria possível sem os nossos apoiadores. Graças às doações, conseguimos atuar, simultaneamente, em iniciativas que vão do combate ao fogo na Amazônia à proteção de leitos e cabeceiras de rios no Pantanal, passando pela construção de mais de 900 cisternas para captação de água da chuva, beneficiando mais de 1,2 milhões de pessoas, e recolhimento de mais de duas toneladas de lixo, plástico em sua maioria, em ações de limpeza de praias.

Numa disputa entre 1.700 instituições, recebemos o prêmio Melhores ONGs 2018 na categoria Melhor ONG de Meio Ambiente do Brasil. Em 2020, ficamos na lista das 100 melhores ONGs da premiação criada para valorizar as organizações que se destacam com boas práticas de gestão e transparência. 

Quer ver mais destaques de nossas atuações? Leia nossa Linha do Tempo.

Missão 

Nossa missão é contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a convervação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. 

Por isso, atuamos, todos os dias, por um mundo mais justo e saudável e trabalhamos tão forte a questão do cuidar: cuidar do planeta, cuidar das pessoas, cuidar da vida. Para esse cuidado acontecer, desenvolvemos ações e projetos de campo, mas também campanhas, petições e materiais de educação ambiental, entre outros. 

Valores 

Sem a união, o respeito e a celebração da diversidade da natureza e das pessoas é impossível cumprir a nossa missão. Por isso, através das muitas culturas, dos parceiros e das comunidades com quem trabalhamos e que representam o WWF, desenvolvemos e nos baseamos em um conjunto de valores em comum:   


Coragem: trabalhamos pela mudança onde ela é necessária e inspiramos as pessoas e instituições a enfrentar as maiores ameaças à natureza e ao futuro do planeta, que é a nossa casa. A coragem está em cada uma de nossas ações. 



Integridade: vivemos os princípios que acreditamos, agindo com integridade, responsabilidade e transparência. Confiamos na ciência para nos guiar e assegurar que aprendemos e evoluímos.



Respeito: honramos as vozes e o conhecimento de pessoas e comunidades parceiras e para as quais atuamos, trabalhando para garantir seus direitos a um futuro sustentável.



Colaboração: causamos impacto através do poder de ações coletivas e inovadoras.

Governança Institucional 

A Governança do WWF-Brasil é realizada por meio de órgãos previstos em seu Estatuto Social e Regimento Interno, com o objetivo de zelar pelos compromissos e relacionamento com a Rede WWF, cumprir políticas, princípios e objetivos da organização. Nossas instâncias de governança são: 

É o órgão máximo do WWF-Brasil, que reúne seus associados. Tem poderes para decidir todas as questões relativas ao seu objeto, bem como tomar as resoluções que julgar conveniente à sua defesa e desenvolvimento. Reúne-se, ordinariamente, uma vez por ano, para deliberar sobre as demonstrações financeiras do exercício anterior e aprovar orçamento e os planos de atividades para o ano, e, extraordinariamente, sempre que necessário. Todos os associados e conselheiros atuam voluntariamente, não recebendo qualquer remuneração por sua atuação ou exercício de cargo na estrutura de governança da instituição. 

É um órgão de consulta e assessoramento ao Conselho Deliberativo e à organização. Oferece um espaço de debate, contribui com sugestões, críticas e pareceres relativos a qualquer tema relacionado com a missão e os objetivos do WWF-Brasil. O Conselho Consultivo é formado por pessoas de notório conhecimento, especialistas em nossos temas de trabalho e também por associados e ex-conselheiros que já integraram outras instâncias de governança e gestão da organização. 

Formado exclusivamente por associados, o Conselho Deliberativo lidera o processo de governança e gestão do WWF-Brasil, cabendo-lhe aprovar políticas e estratégias, zelar pelo cumprimento da missão, dos valores e dos objetivos sociais da organização, fazer cumprir as decisões da Assembleia Geral, fiscalizar a gestão da Diretoria-Executiva e assegurar que os processos decisórios, os sistemas de gestão e o corpo executivo e operacional sejam adequados e permitam alcançar os objetivos institucionais. Reúne-se, ordinariamente, a cada quatro meses, além de dispor de comitês temáticos, que se reúnem no intervalo das reuniões do pleno do Conselho.  

É o órgão de fiscalização, controle e assessoramento do WWF-Brasil, com a missão de fiscalizar a gestão financeira, contábil, patrimonial e orçamentária, além de examinar os procedimentos e controles internos da organização, assegurando sua transparência. O Conselho Fiscal é formado por membros independentes não integrantes de seu quadro associativo. 

Órgão profissional de gestão do WWF-Brasil, é responsável pela administração da organização, pelo cumprimento das políticas institucionais, pela formulação da estratégia da organização, e, após aprovação do Conselho Deliberativo, por sua execução. Pratica atos administrativos e detém a representação formal da instituição, prestando contas diretamente ao Conselho Deliberativo. É composta inteiramente por profissionais contratados pela organização, com dedicação exclusiva. 

Princípios Institucionais 

1. O WWF-Brasil é uma ONG brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro; 

2. O WWF-Brasil age baseado em sólido conhecimento técnico-científico; 

3. O WWF-Brasil identifica problemas de conservação, concebendo e implementando, geralmente com parceiros, projetos de caráter demonstrativo que apontam soluções para esses problemas; 

4. O WWF-Brasil trabalha ativamente para que as soluções ou prioridades em termos de conservação sejam adotadas, gerando produtos para audiências específicas e articulando ações de políticas públicas a partir dos resultados obtidos em seus projetos ou diagnósticos; 

5. O WWF-Brasil é comprometido com o fortalecimento do movimento ambientalista brasileiro e com o engajamento da sociedade na conservação da natureza; 

6. O WWF-Brasil mantém uma ampla base social, que inclui seu quadro de afiliados, parceiros e doadores; 

7. O WWF-Brasil é uma instituição ágil, que arrecada e administra seus recursos de forma eficaz e transparente. 

© Eric Gevaert / Shutterstock / WWF-Brasil

Transparência 

É parte da filosofia do WWF-Brasil prestar contas à sociedade de seu trabalho em defesa da vida. Por isso, mantemos atualizada uma página de Transparência em que você encontra informações sobre Receitas e Despesas, lista de Relatórios de Atividades, relação de Relatórios Independentes de Auditoria Financeira, além de outros relatórios e prestações de contas. 

Também somos conscientes da importância da definição de comportamentos considerados adequados para a condução de relações entre nossos funcionárias e funcionários, membros dos conselhos e parceiros, consequentemente divulgamos o Código de Conduta e outras políticas internas e de atuação que apresentam diretrizes, valores, norteadores éticos, princípios e condutas esperadas das pessoas que atuam em nome da organização. 

Caso você acredite que houve qualquer violação ou problema durante alguma de nossas atuações em projetos, iniciativas e campanhas em qualquer parte do Brasil, é possível relatar eventuais questões, fazer reclamações e prestar queixa sobre nosso trabalho. 

© WWF

Rede WWF

Maior organização de conservação do mundo, a Rede WWF atua ativamente em mais de cem países e apoia o WWF-Brasil, uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que atua de maneira independente no país desde a criação em 1996.  

Dos nossos recursos, 76,71% vieram da Rede WWF em 2020. Você pode ver essa e outras informações financeiras no nosso último Relatório Anual - 2020.  

O balanço financeiro do WWF-Brasil é auditado anualmente por auditores independentes. Em 2020, mais uma vez, as demonstrações contábeis foram aprovadas sem ressalvas, de acordo com as normas nacionais e internacionais, seguidas pela KPMG.

Quer saber mais sobre a Rede WWF? Clique aqui.

©

Panda 

Somos mundialmente reconhecidos pelo nosso logotipo preto e branco com um panda. Mas por que essa espécie?  

Porque o WWF nasceu como um fundo internacional para a conservação dos ursos pandas na China. O panda da nossa logo foi inspirado na panda fêmea Chi-Chi, que tinha acabado de chegar ao Zoológico de Londres em 1961.  

O animal foi selecionado por ser lindo, ameaçado e amado por muitas pessoas em todo o planeta. Além disso, seria um símbolo facilmente reconhecido por todos e que poderia ser usado em impressões mais econômicas, em preto e branco. 

Apoie o WWF-Brasil 

Há diversas formas de ajudar nossos projetos e amplificar nosso trabalho: 

Adquira produtos na nossa loja online

• Apoie financeiramente nosso trabalho; doe

• Assine nossa newsletter;

• Torne-se voluntário;

• Cadastre-se e faça parte da equipe do WWF-Brasil. Hoje, somos mais de 170 colaboradores espalhados pelo país, incluindo biólogos e engenheiros florestais, mas também advogados, administradores, jornalistas, entre outros.  

• Siga nossos perfis nas redes sociais e compartilhe nossas mensagens; 

            

DOE AGORA
DOE AGORA