The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Central Asia
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Fortalecendo e conectando organizações, lideranças e saberes que moldam soluções climáticas justas e inclusivas.
Conservar a natureza exige colocar as pessoas no centro, com direitos assegurados, saberes valorizados e participação qualificada. É por isso que a Cidadania Ativa é uma área transversal vital na atuação do WWF-Brasil. Não é possível chegar nos territórios com soluções prontas que desconsideram saberes, tecnologias e demandas locais.
Só é possível pensar em conservação, incluindo as comunidades que se relacionam com ela e considerando seus conhecimentos e necessidades. Tanto a ciência quanto a prática nos mostram que comunidades tradicionais são fundamentais para o equilíbrio do nosso planeta. Fortalecer a participação social significa reconhecer desigualdades históricas, reparar assimetrias e garantir que quem vive e resiste nos territórios participe efetivamente das decisões que moldam seus modos de vida.
Garantir protagonismo e atuação qualificada a esses grupos nos espaços de decisão sobre temas que afetam suas vidas é essencial para transformar a participação social em força motriz de mudança do atual modelo de desenvolvimento.

Atuamos para apoiar movimentos e organizações de populações negras, periféricas, quilombolas, ribeirinhas, extrativistas e indígenas, que são as mais desproporcionalmente afetadas pela crise climática.
Nosso trabalho é impulsionado por uma base sólida de Fortalecimento Institucional, iniciativas coordenadas por meio da Ação Integrada, e o poder transformador da Incidência.
Saiba mais sobre os pilares da nossa estratégia e projetos abaixo:

Fortalecimento
PESSOAS NO CENTRO DAS DECISÕES
Os coletivos, associações e movimentos articulados nos diferentes biomas brasileiros onde atuamos precisam de autonomia e sustentabilidade para ampliar suas vozes e influenciar as políticas e decisões que afetam seus territórios e modos de vida. Por isso, temos apoiado o desenvolvimento institucional dessas organizações com formações, suporte técnico e acesso a ferramentas de gestão.

AÇÃO INTEGRADA
CRIANDO REDES DE CIDADANIA
Um dos nossos focos é incentivar a construção de alianças e o intercâmbio de estratégias, metodologias e tecnologias entre organizações comunitárias dos diferentes territórios brasileiros. Dessa forma, contribuímos para o fortalecimento coletivo desses atores e para a continuidade e o impacto de suas ações, conectando lutas locais à agenda global. Quando organizações ativistas se conectam em redes, as soluções se tornam mais potentes, diversas e sustentáveis.

INCIDÊNCIA
CONSTRUINDO POLÍTICAS PÚBLICAS COM PARTICIPAÇÃO SOCIAL QUALIFICADA
A incidência é o caminho para transformar participação em poder de decisão. Nessa frente, atuamos para ampliar a presença de juventudes, mulheres e povos tradicionais em espaços de formulação de políticas públicas, conselhos e acordos climáticos. Isso acontece por meio de formações e articulações que qualificam a participação social e promovem o reconhecimento dos saberes locais como fundamentais para enfrentar a crise climática. Nossas ações se baseiam em diferentes princípios, como o consentimento livre, prévio e informado, que garante que comunidades tradicionais tenham o direito de decidir sobre qualquer ação, projeto ou política que afete seus territórios, modos de vida e culturas.

PROJETOS E AÇÕES
VOZES PELA AÇÃO CLIMÁTICA JUSTA (VAC)
As ações da Cidadania Ativa fortalecem vozes e territórios em todo o Brasil. Entre os destaques estão as iniciativas do Vozes pela Ação Climática Justa, que envolveu 74 organizações e beneficiou diretamente mais de 24 mil pessoas. O projeto abrange as ações do Cuida! — formação amazônida sobre clima e incidência — e do Fundo Emergencial, que apoiou coletivos e defensores ambientais em situações de risco e em respostas a desastres climáticos. Essas iniciativas mostram que soluções lideradas localmente são essenciais para um futuro justo e sustentável.
Confira as histórias de quem transforma a cidadania em força motriz de mudança
a partir de seus territórios.

Assista a playlist de Cidadania Ativa no Youtube

