© WWF-Brasil
O WWF-Brasil sabe da importância do bioma e apoia projetos de conservação na região há 16 anos. O trabalho consiste na realização de estudos de impacto sobre o uso do solo e as mudanças climáticas, além do cálculo da Pegada Ecológica, do monitoramento da cobertura vegetal e do apoio à gestão de unidades de conservação, principalmente, estimulando a criação Reservas Privadas do Patrimônio da Humanidade (RPPNs). 

Participamos também do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal com o objetivo de proteger as águas de uma área em alto risco ecológico. Por meio do Pacto ajudamos na conservação e recuperação de nascentes, recuperação de áreas degradadas, recuperação de matas ciliares, melhoria da qualidade da água dos rios, adequação ambiental de estradas rurais e estaduais, melhoria do saneamento básico ou até mesmo a troca de experiências de educação ambiental existentes na região.

Outra ação que realizamos na região é o incentivo à produção sustentável de carne com a promoção de boas práticas para o fortalecimento da pecuária orgânica certificada, entre diversos projetos.



Nosso trabalho na região é realizado por meio de dois Programas: Cerrado Pantanal e Água para a Vida. No bioma, a estratégia de conservação é, ainda, compartilhada com o WWF da Bolívia e do Paraguai. As ações realizadas buscam envolver a conservação e a proteção dos ecossistemas aquáticos, o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, o planejamento sistemático do território e a conscientização de hábitos responsáveis de consumo.
 

Veja também:




 

Chico Bento, protetor das nascentes do Pantanal

Pantanal e sua importância



Notícias
Retrospectiva 2020: #JuntosÉPossível gerar mudanças

01 jan 2021  | 0 Comments

No ano das crises, nos fortalecemos e chegamos mais longe do que nunca em coletivos e parcerias

Retrospectiva 2020: Pantanal teve recordes históricos de queimadas

23 dez 2020  | 0 Comments

Severamente atingido pelas queimadas, cerca de 28% do bioma foi consumido pelo fogo nos primeiros 10 meses do ano

Pantanal: doação do WWF-Brasil ajudará no monitoramento da arara azul

11 nov 2020  | 0 Comments

49% dos ninhos identificados pelo Instituto Arara Azul foram impactados pelo fogo

DOE AGORA
DOE AGORA