© WWF-Brasil
O WWF-Brasil sabe da importância do bioma e apoia projetos de conservação na região há 16 anos. O trabalho consiste na realização de estudos de impacto sobre o uso do solo e as mudanças climáticas, além do cálculo da Pegada Ecológica, do monitoramento da cobertura vegetal e do apoio à gestão de unidades de conservação, principalmente, estimulando a criação Reservas Privadas do Patrimônio da Humanidade (RPPNs).

Participamos também do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal com o objetivo de proteger as águas de uma área em alto risco ecológico. Por meio do Pacto ajudamos na conservação e recuperação de nascentes, recuperação de áreas degradadas, recuperação de matas ciliares, melhoria da qualidade da água dos rios, adequação ambiental de estradas rurais e estaduais, melhoria do saneamento básico ou até mesmo a troca de experiências de educação ambiental existentes na região.

Outra ação que realizamos na região é o incentivo à produção sustentável de carne com a promoção de boas práticas para o fortalecimento da pecuária orgânica certificada, entre diversos projetos.

Nosso trabalho na região é realizado por meio de dois Programas: Cerrado Pantanal e Água para a Vida. No bioma, a estratégia de conservação é, ainda, compartilhada com o WWF da Bolívia e do Paraguai. As ações realizadas buscam envolver a conservação e a proteção dos ecossistemas aquáticos, o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, o planejamento sistemático do território e a conscientização de hábitos responsáveis de consumo.