© WWF-Brasil
Localizado no coração da América do Sul, o Pantanal desempenha um papel importante na conservação da biodiversidade, para o suprimento de água, na estabilização do clima e na conservação do solo.

Também chamado de “reino das águas”, o bioma é detentor de uma das maiores áreas úmidas continentais do planeta. Possui uma área de 624.320 km², aproximadamente 62% no Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; 20% na Bolívia, no estado de Santa Cruz e 18% no Paraguai, nos estados do Alto Paraguai, Boqueron e Presidente Hayes.

Por sua grande relevância, o Pantanal foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000.

Clique nos infográficos abaixo e conheça um pouco do Pantanal, bioma que é fonte de vida de diversas espécies animais e vegetais. Saiba mais por que ele é importante para o Brasil e o mundo, as ameaças que pairam sobre a região e as alternativas para protegê-lo.