| WWF Brasil



Lula assina decreto de criação de três reservas extrativistas

Ao fim da semana em que ambientalistas têm pouco a comemorar, governo anuncia no Dia Mundial do Meio Ambiente a criação da Resex Renascer, no Pará, e de outras três unidades de conservação.
O presidente Lula assinou, no município de Caravelas, Bahia, o decreto de criação de quatro unidades de conservação, entre elas a Reserva Extrativista Renascer, no Pará. 

Além da Resex Renascer, o presidente criou também a Resex Cassurubá, na Bahia, a Resex Prainha do Canto Verde, no Ceará e o Monumento Natural do Cânion do Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas, Bahia e Sergipe.  [Leia mais]



Para ver a segunda parte do vídeo, clique aqui.
 
	© WWF-Brasil/Zig Koch
As comunidades das três resex estão preocupadas com o destino das áreas em que vivem
© WWF-Brasil/Zig Koch

Saiba mais sobre as três reservas extrativistas propostas

Veja o mapa com a localização das resex e a ameaça do desmatamento

O que são reservas extrativistas?

  • São áreas de domínio público com uso concedido às populações extrativistas tradicionais para garantir a proteção dos meios de vida e a cultura dessas populações, além de promover o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais.

Artigo

  • A vida à margem
    Quase sempre esquecidos pelo Estado e acossados pelo poder econômico, ribeirinhos e extrativistas são autênticos agentes de conservação dos recursos naturais que lutam pelo seu modo de vida e, em alguns casos, pela própria vida. [ Leia mais ]
DOE AGORA
DOE AGORA