2007 - Expedição Científica Juruena | WWF Brasil

2007 - Expedição Científica Juruena



 rel=
Banner ao Juruena
© WWF-Brasil / Lucas Souza

Participantes da Expedição Científica Juruena descrevem dinâmica da pesquisa em campo

16 jan 2008

Confira, a partir de hoje, uma série de entrevistas com os membros da equipe da Expedição Científica Juruena, atividade realizada entre os dias 12 e 30 de novembro que contemplou o setor Sul do Parque Nacional do Juruena, localizado ao Norte do Estado do Mato Grosso, no Brasil.

Tendo a Avaliação Ecológica Rápida (AER) como a metodologia escolhida para a coleta das informações em campo, que vão subsidiar a elaboração do plano de manejo para a implementação do parque, a iniciativa contou com o esforço de quatro piloteiros*, uma cozinheira e 16 pesquisadores divididos entre sete áreas temáticas (Artropodofauna, Ictiofauna, Herpetofauna, Ornitofauna, Mastofauna, Vegetação e Uso Público).

Esses profissionais levantaram dados para a caracterização preliminar dos ambientes naturais da região e vão compartilhar, toda semana, nessa série de entrevistas, curiosidades, procedimentos de pesquisa e experiências vivenciadas em campo.  [Leia Mais]

A natureza guia a pesquisa na expedição científica do Juruena

 
	© WWF-Brasil / Adriano GAMBARINI
O pesquisador, Julio Dalponte, analisa as marcas deixadas por uma onça no tronco de uma árvore.
© WWF-Brasil / Adriano GAMBARINI
A cada dia, a rotina do grupo de 30 pesquisadores que compuseram a primeira fase da Expedição Científica, realizada entre os dias 12 e 30 de novembro, no Parque Nacional do Juruena, era restabelecida diante da dinâmica das atividades de cada área temática de pesquisa e do calendário da temporada de constantes chuvas, que começam geralmente nesse período na região. Ao iniciar as atividades em campo, cada um aguçava os sentidos em busca dos elementos que guiavam a sua procura por informações sobre a fauna e flora local. Sons, cheiros e sinais da floresta nortearam os instintos desses profissionais que superaram as expectativas no esforço de ampliar o conhecimento sobre a área e, assim, possibilitar a elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional do Juruena. [ Leia mais ]
  •  
	© WWF-Brasil
    Ouça matéria feita pela Rádio Nacional da Amazônia sobre a expedição.
  • OS SONS DA PESQUISA

    Ouça a vocalização do Japú-verde (Psarocolius Viridis). Com som composto por oscilações extremadas de tons, o macho tenta proteger a família do lado de fora do ninho.