Desenvolvimento Sustentável | WWF Brasil

Desenvolvimento Sustentável



Desenvolvimento e conservação

Desde 1998, o WWF-Brasil atua Bacia do Alto Paraguai com uma com uma perspectiva transfronteiriça e em articulação com o WWF-Bolívia.

O objetivo é aliar o desenvolvimento sustentável da região e a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos desse grande patrimônio natural que o Pantanal, a maior área inundável do planeta.

A escolha da região como uma de suas áreas prioritárias de atuação se deve ao reconhecimento por parte do WWF-Brasil da importância do Pantanal para a manutenção da biodiversidade brasileira.

Com o objetivo de garantir a sustentabilidade dos projetos, o WWF-Brasil articula com atores locais, regionais e nacionais buscando estabelecer parcerias que estimulem a adoção de boas práticas ambientais e sociais.

As ações são desenvolvidas em articulação com ONGs, associações de produtores rurais e de proprietários de terra, instituições de pesquisa e ensino, governos estaduais e municipais do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, municipais de Mato Grosso.

Envolvimento do segmento produtivo

O apoio à pecuária orgânica certificada é um exemplo dessa articulação com o segmento produtivo. Esse é um trabalho transversal que envolve também articulações com o segmento da cadeia produtiva da carne orgânica.

O apoio a estudos sobre a onça-pintada e ações envolvendo os fazendeiros do Pantanal para a conservação da espécie é outro exemplo dessa ação e do reconhecimento por parte do WWF-Brasil de que não é possível conservar os recursos naturais sem o envolvimento das pessoas que vivem na região.

Geração de renda e conservação

Durante mais de 6 anos, o WWF-Brasil também apoiou o projeto de associações de mulheres que produzem artesanato a partir do couro de peixe.

O aproveitamento de um material que antes era descartado é um exemplo de uso sustentável dos recursos naturais, educação ambiental e geração de renda.
DOE AGORA
DOE AGORA