Conselho Consultivo

Roberto Silva Waack

* ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 06/05/2024

Álvaro Antonio Cardoso de Souza

Nascido em Portugal e com graduação em Economia e Administração de Empresas pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Álvaro Antonio Cardoso de Souza é diretor da AdS - Gestão, Consultoria e Investimentos Ltda.

Membro do Conselho Internacional do WWF International, foi presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil entre 2002 e 2013.

Ex-presidente do Conselho da GOL - Linhas Aéreas Inteligentes, atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), além de integrar o Conselho da Unidas S/A, o Conselho do Banco Triangulo S/A e o Comitê de Auditoria da Ambev.

Desenvolveu sua carreira nas áreas de banco de investimentos em diferentes empresas do Citigroup, onde trabalhou por 32 anos no Brasil e no exterior.

Antonio Fadiga

Formado em Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo) e especializado em Marketing na FGV (Fundação Getúlio Vargas), Antonio Fadiga é um dos profissionais de maior destaque na propaganda brasileira.

Além de ter sido indicado para o prêmio Caboré/Meio&Mensagem em "Planejamento", foi eleito "Publicitário do Ano" no Prêmio Colunistas e "Melhor Profissional de Atendimento e Planejamento" pela APP.

Desde 2014 é CEO e sócio da Artplan, reconhecido grupo de comunicação brasileiro. Também foi CEO e sócio da Fischer por 14 anos, acumulando a função de CMO da holding Totalcom e CEO da Rede Fischer (Brasil, Argentina, Colômbia e Portugal), e por 13 anos foi diretor-geral da Young & Rubicam Brasil, além de integrante do board na América Latina.

Trabalhou nas Indústrias Têxteis Santista, chegando à supervisão das áreas de Propaganda e Promoção, além de ter atuado em agências internacionais como BBDO e Leo Burnett.

Ampliou seu conhecimento através de inúmeros cursos de Management & Business em Nova York, Chicago, Boston, Toronto e Munique, além de seminários e congressos nacionais.

Daniel Bleecker Parke

Daniel Bleecker Parke é sócio da MegaWhat, plataforma de Inteligência em Energia, e membro do Conselho Consultivo da Comerc Energia. Também é conselheiro da WWF América Latina e Caribe e do Instituto do Meio Ambiente da Universidade Estadual de Delaware (EUA).

De 2008 a 2017, foi diretor-geral da Agência Estado e membro do Comitê Executivo do Grupo Estado, além de ter sido diretor regional da Thomson Financial Latin America, entre 2004 e 2008, e de ter montado e gerenciado a unidade da América Latina da Bloomberg, de 1993 a 2004.

Presidiu o Conselho Consultivo da TNC (The Nature Conservancy) do Brasil. De 2001 a 2013, foi diretor do Conselho de Administração da Escola Americana de São Paulo e, entre 2013 e 2017, foi membro do Comitê Executivo global da FISD (Financial Services Division), da Associação da Industria de Software e Informação.

Entre 2015 e 2018 foi presidente da sua fundação filantrópica, São Paulo Education Foundation.

Heloísa Helena Rios de Carvalho Nigro

Graduada em 1995 em Administração pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Heloísa Helena Rios de Carvalho Nigro fez pós-graduação em Marketing na Fundação Dom Cabral em 1997, MBA em Administração de Empresas pela IBMEC, em 2000, e três anos mais tarde MBA em Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Trabalhou durante 15 anos na Tetra Pak, passando por todos os cargos de direção em marketing no Brasil, na América Latina e na matriz global Unilever. Antes disso, foi consultora em marketing e agronegócios.

Também há 15 anos no terceiro setor, atua integrando diferentes organizações como Láctea Brasil, campanha ambiental Eu Transformo, LIDE, membro do grupo Mulheres pelo Brasil (Luiza Helena Trajano), dentre várias ações de responsabilidade social na Tetra Pak no Brasil e exterior.

​Haakon Lorentzen

Haakon Lorentzen é formado em Ciências Econômicas pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e graduado em Administração de Empresas pela Harvard University, nos Estados Unidos.

Diretor-presidente da Lorentzen Empreendimentos S.A, holding de investimentos em produtos florestais, transportes marítimos e tecnologia de informação, é também diretor-presidente das seguintes empresas: Companhia de Navegação Norsul, Nebra Participações S.A, Picumnus Participações S.A, Scutellata Participações S.A, Loxosceles Participações S.A, Tiba Participações S.A e PBS Pro Banking Systems S.A.

É diretor vice-presidente da Norbrasa Empreendimentos S.A e presidente do Conselho de Administração da Companhia de Navegação Norsul.

Foi presidente do Conselho de Administração da Carboindustrial S.A. e Provida S.A e membro do Conselho de Administração da Ideiasnet S.A e da Aracruz Celulose S.A.

José Eli da Veiga

José Eli da Veiga é professor titular de Economia da USP (Universidade de São Paulo), pesquisador do Nesa (Núcleo de Economia Socioambiental) e orientador em dois programas de pós-graduação: IRI (Instituto de Relações Internacionais), da USP, e IPE (Instituto de Pesquisas Ecológicas).

Além de artigos em periódicos científicos nacionais e estrangeiros e diversos capítulos de obras coletivas, publicou 20 livros e é colaborador das colunas de opinião do jornal Valor Econômico e da revista Página22.

​Luís Antonio Semeghini de Souza

Formado pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e admitido na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em 1988, Luís Antonio Semeghini de Souza se tornou mestre em Direito Comercial Internacional pela Notre Dame University, na Inglaterra, em 1991.

Advogado atuante em infraestrutura desde 1988, foi considerado um dos advogados mais proeminentes na área de financiamento de projetos pela Chambers and Partners, na publicação World’s Leading Lawyers.

Atua nas áreas de Direito Bancário, Societário e Financeiro, Mercado de Capitais e Financiamento de Projetos e foi um dos fundadores de Souza, Cescon Avedissian, Barrieu e Flesch Advogados em 2001.

José Augusto Raposo Alentejano

Engenheiro Mecânico e Mestre em Ciência da Computação pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), José Augusto Raposo Alentejano possui diversos cursos nas áreas de finanças, gestão de patrimônio, planejamento e gestão empresarial nos Estados Unidos e na Europa.

Trabalhou em empresas de televisão, alimentos, mineração e produtos florestais, e engenharia, mas atualmente comanda a Family Office, onde é responsável por investimentos e gestão de patrimônio.

Desde 2002, dedica parte do seu tempo ao aperfeiçoamento da gestão de organizações do terceiro setor, como o WWF-Brasil, a Junior Achievement do Rio de Janeiro, a Associação Ser Cidadão e o Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).

Philippe Prufer

Formado em Economia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Philippe Prufer possui MBA pela Ross Michigan Business School da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, além de outros cursos e treinamentos em Harvard (EUA) e INSEAD (França).

Foi presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil entre 2013 e 2015 e membro do Conselho do WWF Internacional.

Atualmente é membro dos conselhos da Mangels, Fundação Dom Cabral, Instituto Ayrton Senna e da Ross Michigan Business School. Além de já ter integrado conselhos da Amcham (Brasil e Argentina), Interfarma (Brasil), Caeme (Argentina) e Lincoln American International School (Argentina).

Fundador da GTT (Brasil), Vamida (República Tcheca/Áustria) e investidor da TNH Digital Health (Brasil), atua também como presidente do Conselho da GTT, como Advisor da JGP Health Care Fund (Brasil) e da Global Health Care Advisor for Actis (Reino Unido) e CEO da SKP (Brasil).

De 1988 a 2009 foi executivo da Eli Lily and Company, exercendo várias posições no Brasil, EUA, Argentina e Europa. Seus dois últimos cargos na empresa foram vice-presidente European Mid Size Markets e gerente-geral Brasil/Cone Sul.

Em 2005, foi reconhecido como "Executivo de Valor" no setor Farmacêutico pelo jornal Valor Econômico. No mesmo ano, também recebeu o prêmio "Spirit of Amcham Brasil" e, quatro anos depois, recebeu o prêmio "Wertman Alumni Service Award", da Ross Michigan Business School (EUA).

​Rachel Biderman Furriela

Graduada em Direito na USP (Universidade de São Paulo) em 1990, mestre em Ciências Ambientais, também pela USP, em 1999, Rachel Biderman Furriela foi bolsista do programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Harvard JFK School of Government em 2009 e, em 2011, se tornou PhD em Administração Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

É vice-presidente sênior das Américas na Conservação Internacional, coordenadora do curso de Gestão de Baixo Carbono e professora no MBA de Gestão da Sustentabilidade na FGV -orientando projetos nos temas: legislação ambiental, mudanças climáticas e compras sustentáveis- e membro do conselho do Instituto de Defesa do Consumidor, Instituto Marina Silva, Fundación Futuro Latino Americano.

De 2008 a 2011, coordenou Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Também foi diretora executiva do World Resources Institute no Brasil, fundadora do Observatório do Clima, uma das coordenadoras do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e presidente do Conselho do Greenpeace Brasil entre 2011 e 2013.

Lecionou Legislação Ambiental e Problemas Ambientais em diferentes universidades em São Paulo e é autora do livro "Democracia, Cidadania e Proteção Ambiental", além de co-autora de livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade.

​Rita Pinho de Carvalho

Rita Pinho de Carvalho é formada em Design Gráfico pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela Fundação Dom Cabral.

Atualmente trabalha com relações internacionais e negócios internacionais na Fumsoft, uma associação sem fins lucrativos de empresas de TI (Tecnologia da Informação) em Minas Gerais. Anteriormente atuava no setor de empreendedorismo, incubação e aceleração de empresas na mesma instituição.

Possui experiência na área de Comunicação Empresarial e Marketing -atendendo a clientes de empresas de médio e grande porte, coordenando equipes e realização de eventos- e na criação e desenvolvimento de produtos promocionais.

Roberto Silva Waack

Biólogo e mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia da USP (Universidade de São Paulo), com concentração na área da Nova Economia Institucional, Roberto Silva Waack realizou vários cursos de especialização no Brasil e exterior com foco em gestão estratégica, gestão tecnológica e marketing.

Foi presidente do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil entre 2015 e 2016. Também foi chairman e integrou o Conselho do FSC (Forest Stewardship Council), além de outras organizações nacionais e internacionais relacionadas à sustentabilidade, mudanças climáticas e florestas.

É fundador da Amata S.A, presidente do Conselho Administrativo da empresa e faz parte do Grupo Orientador da Coalizão Brasil - Clima, Florestas e Agricultura e dos conselhos de organizações como GRI (Global Reporting Initiative), Instituto Ethos, Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), ISE Bovespa e EPC/FGV (Empresas para o Clima da Fundação Getúlio Vargas).

Ocupou o cargo de presidência da Amata S. A., da Orsa Florestal e dirigiu empresas farmacêuticas como Boehringer Ingelheim, Vallée e Pasteur Mérieux.