Conselho Fiscal


Titulares 
Marcos da Cunha Carneiro 
Natan Szuster

Suplentes 
Brunno Cruz da Silva
Ricardo Lopes Cardoso 
 
* ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 09/10/2023

Titulares 

Marcos da Cunha Carneiro
Formado em Economia pela Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura, Marcos da Cunha Carneiro tem sólida experiência nas áreas tributária, contábil, controladoria, gestão de risco e relacionamento com auditoria.

Natan Szuster
Natan Szuster possui graduação em Ciências Contábeis (1976) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), mestrado (1980) pela Faculdade de Economia e Administração da USP (Universidade de São Paulo), doutorado em Contabilidade pela USP (1985), pós-doutorado na Universidade de Illinois at Urbana Champaign, nos Estados Unidos.

Atua principalmente nos seguintes temas: convergência ao padrão contábil internacional, contabilidade, combinação de negócios, evidenciação das demonstrações contábeis e melhoria da metodologia de ensino.

Suplentes

Brunno Cruz da Silva
Especializado em Finanças pela Kellogg School, nos Estados Unidos, em 2014, Brunno Cruz da Silva se graduou em Ciências Contábeis pela USU (Universidade Santa Úrsula) em 1994, fez pós-graduação em Gestão de Negócios na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 2001 e, quatro anos depois, fez pós-graduação em Finanças Corporativas pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração na mesma instituição.

Atualmente lidera a Diretoria de Controle e Compliance do Grupo Globo, que responde pelas demonstrações financeiras, normatização contábil, controles internos e acompanhamento das auditorias independentes, prestação de contas e programa de compliance. Adicionalmente, é membro da Comissão de Ética e do Comitê de Auditoria e Compliance do Grupo Globo.

Durante o período de 1997 a 2005, atuou na Globopar (empresa holding das Organizações Globo). Também trabalhou como auditor independente na Ernst & Young de 1991 a 1997, período em que atuou em várias empresas de diferentes ramos de mercado, tanto em processos de auditoria, como de due-diligence, aberturas de capital, reestruturações societárias e consultorias operacionais e financeiras.

Nos últimos anos, se dedica aos assuntos ligados a gestão de riscos, compliance e fraude, participando de diversos cursos, seminários e congressos nos EUA.

Ricardo Lopes Cardoso
Ricardo Lopes Cardoso se graduou em Ciências Contábeis e em Direito em 1998, cursou mestrado em Ciências Contábeis na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) em 2001 e, em 2005, concluiu o doutorado em Ciências Contábeis pela USP (Universidade de São Paulo).

Atualmente é professor da Ebape/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas) e da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, além de pesquisador Produtividade CNPq (nível 2) e pesquisador Jovem Cientista da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), com interesse em regulação, julgamento profissional e qualidade da informação contábil, tanto no setor público quanto no empresarial.

Atuou como Academic Fellow da International Financial Reporting Standards Foundation, em Londres, em 2010. Um ano depois, integrou o comitê Risk & Quality da PWC-Brasil e, em 2012, foi consultor independente do World Bank, para elaboração do "Report on the Observance of Standards and Codes in Accounting and Auditing".

Entre 2010 e 2013, assessorou o Conselho Federal de Contabilidade, colaborando diretamente em diversos grupos de trabalho, entre eles os relativos às seguintes temáticas: revisão técnica da tradução das IPSASs Handbook 2010, disseminação do CPC PME, disseminação dos IFRSs, constituição do Glass, IASB AgendaConsultation – Glass, edição da ITG 1000, certificação AICPA, elaboração da pesquisa e relatório homônimo "Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/2013".

DOE AGORA
DOE AGORA