Metas para os resultados de investimentos em eficiência



Os investimentos compulsórios das empresas de eletricidade em seus programas de eficiência energética e Pesquisa & Desenvolvimento, além do Fundo Setorial de Energia - CTEnerg, estimados em cerca de R$ 400 milhões/ano, precisam ser melhor coordenados para que se assegure a maximização de benefícios sociais.

É necessário definir metas para os resultados de investimentos em eficiência e melhorar a capacidade de monitoramento, verificação e avaliação de resultados obtidos através da aplicação desses recursos. Existem recursos suficientes para uma mudança significativa nos padrões de tecnologias e processos de produção e usos de energia no país.

Existem também agentes já estabelecidos (públicos e privados) que carecem de melhor articulação para que investimentos voltados à criação e expansão de mercados de tecnologias mais eficientes e fontes renováveis sejam acompanhados por medidas regulatórias complementares (tarifas, padrões técnicos). O apoio de programas de Pesquisa &Desenvolvimento e treinamento deverão aperfeiçoar as tecnologias e reduzir seus custos ao longo do tempo.

DOE AGORA
DOE AGORA