“Um Dia no Parque”: prepare-se para o dia 21 de julho!

junho, 21 2019

Campanha “Um Dia no Parque” estimula a visitação às Unidades de Conservação brasileiras
Campanha “Um Dia no Parque” estimula a visitação às  Unidades de Conservação brasileiras
 
Por WWF-Brasil
 
O WWF-Brasil, em conjunto com uma série de organizações socioambientais brasileiras, está apoiando e participando da edição 2019 da campanha “Um Dia no Parque” - uma iniciativa voltada para a promoção, conhecimento e valorização das Unidades de Conservação brasileiras.
 
Por todo o País, diversas instituições vão realizar, no dia 21 de julho, atividades como observação de pássaros, passeios ciclísticos, caminhadas em trilhas, piqueniques, montanhismo, entre outras. O objetivo é levar as famílias e comunidades para conhecer e aprender mais sobre as áreas protegidas do Brasil.
 
Pesquisa realizada pelo WWF-Brasil em 2018 demonstra que o meio ambiente continua sendo reconhecido como o principal motivo de orgulho nacional. 
 
O levantamento também revelou que 91% dos entrevistados gostaria de ter mais contato com a natureza e 82% valorizam lugares que tenham paisagens naturais quando vão viajar. A pesquisa, realizada em parceria com o Ibope Inteligência.
 
As unidades de conservação oferecem uma série de serviços ambientais importantíssimos: abrigam a diversidade de plantas e animais, protegem nascentes e rios, melhoram a qualidade do ar que respiramos, ofertam opções de lazer como trilhas e cachoeiras; geram renda para comunidades tradicionais e fornecem itens como madeiras e frutas.
 
Além de terem um valor paisagístico e cultural imenso, as áreas com vegetação natural estocam carbono e evitam a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para minimizar a crise climática que vivemos.
 
Brasil afora
“Queremos levar a campanha para todas regiões do Brasil, contando com a colaboração de pessoas que já têm afinidade com a natureza, como grupos de observadores de pássaros, trilheiros e grupos escoteiros. Sobretudo, queremos sensibilizar e estimular aquelas pessoas que ainda não têm o hábito de visitar áreas naturais protegidas a buscar essa experiência”, explica Mariana Napolitano, gerente do Programa de Ciências do WWF-Brasil. 
 
Este é o segundo ano da campanha #UmdianoParque. Em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação e receberam mais de 12 mil visitantes que publicaram cerca de 2 mil fotos e vídeos em redes sociais.
 
“Um Dia no Parque” busca tornar-se uma agenda permanente de reconhecimento dos benefícios dos ambientes naturais para as pessoas e o país”, completa Mariana.  
 
Como participar?
Para participar da campanha, fique atento às atividades que irão ocorrer pelo site oficial da campanha e em sua página no Facebook
 
Os organizadores pedem também que os participantes registrem suas atividades nas redes sociais e utilizem a hashtag #UmDiaNoParque. 
 
Gestores de UCs podem inscrever suas unidades pelo e-mail redeprouc@gmail.com, enviando seus dados e atividades previstas. 
 
A campanha “Um dia no Parque” é uma realização da Coalizão Pró-Ucs: um movimento criado há cinco anos que reúne as organizações da sociedade civil que atuam apoiando Unidades de Conservação no Brasil - entre elas a SOS Mata Atlântica, UICN, Semeia, Fundação Grupo O Boticário e o WWF-Brasil. 
Jupará (Potos flavus), mamífero presente na Amazônia brasileira, região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
© Luciano Candisani
Espécie de borboleta do Parque Nacional da Serra do Pardo (PA)
© Adriano Gambarini/WWF-Brasil
Imagem aérea do Parque Nacional da Serra do Pardo.
Imagem aérea do Parque Nacional da Serra do Pardo.
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini
DOE AGORA
DOE AGORA