Manejo Florestal (FSC) | WWF Brasil

Manejo Florestal (FSC)



 rel=
Comunidade envolvida na produção de instrumentos musicais com madeira certificada.
© WWF / Edward PARKER
O Programa Amazônia do WWF-Brasil, com o apoio do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal e da Associação das Indústrias de Madeira de Manejo do Estado do Acre (Asimmanejo), desenvolve um sistema para incentivar o uso sustentável e a certificação das florestas do Sudoeste da Amazônia, segundo as normas internacionais do FSC (Forest Stewardship Council).
Na Amazônia, diversos proprietários de fazendas de gado e agricultura ainda vêem a reserva legal em sua área de floresta (que equivale a 80% do total da área) como um empecilho.  Mas, na verdade, ela constitui uma ótima oportunidade de aumento de renda. Diversos proprietários de terra têm buscado uma alternativa econômica para suas florestas e o sistema SIM pode ajudá-lo a melhorar sua renda sem destruir a floresta.

A certificação florestal FSC é a garantia de que as atividades de manejo e exploração realizadas dentro de uma área florestal seguem regras sociais, ambientais e econômicas reconhecidas no mundo inteiro.

Os produtos certificados pelo FSC levam uma marca que permite acessar os mercados mais exigentes, aumentando sua competitividade no cenário atual de economia globalizada.

O Sistema de Implementação e Verificação Modular (SIM) foi criado para facilitar a preparação de empresas interessadas em obter a certificação FSC a curto e médio prazo.

O objetivo do WWF-Brasil é que as empresas utilizem o SIM como um guia ao se prepararem para obter a certificação FSC.

Há, ainda, um desconhecimento das empresas da região sobre a certificação florestal FSC, bem como sobre o potencial do sistema SIM para ajudar as empresas a extraírem os produtos da floresta segundo os mais elevados padrões mundiais de uso sustentável da floresta.

Faça como mais de 5.000 empresas certificadas pelo FSC em todo o mundo: diga SIM à conservação e uso sustentável das florestas tropicais.