© SEMARH-DF

Adote uma nascente

Logo do programa "Adote uma nascente"
O voluntário em potencial - pessoa física ou jurídica - poderá participar do programa de duas maneiras: como adotante ou como padrinho de nascente. O interessado pode indicar uma nascente para adoção/apadrinhamento ou então aceitar sugestões da coordenação do Programa, sendo que na atual fase, têm-se como áreas prioritárias para adoção as de maior relevância para o abastecimento do Distrito Federal.

A adesão ao programa não cria nenhum vínculo formal sobre a área da nascente, bem como suas adjacentes. O adotante passa a ser o responsável pela nascente, sendo que poderá realizar, com prévia autorização da Semarh-DF, mutirões de limpeza e recuperação, sinalização, delimitação da Área de Proteção Permanente - APP e plantio de mudas de espécies nativas.

Os padrinhos são os voluntários que têm a disponibilidade de contribuir com doações, tendo como exemplos: kits de monitoramento da qualidade da água, mourões para a demarcação da área das nascentes, mudas para o reflorestamento, placas de identificação ou mesmo materiais para a manutenção do programa. O padrinho encaminhará as doações diretamente para o adotante da nascente escolhida, tendo a Semarh-DF como intermediadora.

Cabe a Semarh-DF o apoio técnico às nascentes adotadas, a realização de vistorias e proposição de ações de conservação e/ou recuperação das áreas de nascentes bem como a intermediação acima citada.

Mais informações

• Coordenação do Programa Adote uma Nascente (61) 3321.3472 e (61) 3322.8952 ou pelo e-mail agua@wwf.org.br

Etapas para adoção de uma nascente:
  • O interessado deverá buscar informações no “Manual do Adote uma Nascente” sobre o que pode e o que não pode ser feito em uma área de nascente e quais os direitos e deveres do adotante;
  • Concordando com as informações constantes do Manual o interessado deverá preencher um Requerimento e um Formulário de Adesão ao Programa na Coordenação do Programa;
  • A Semarh-DF agendará uma vistoria técnica, onde serão verificados os parâmetros físico-químicos da água e levantados dados geográficos e ambientais;
  • Serão analisados os documentos e propostas ações de recuperação e/ou conservação da nascente;
  • Em caso de aprovação o interessado receberá o “Certificado de Adotante de Nascente” onde consta o nome da nascente adotada, com validade de um ano, passível de renovação.

Após o recebimento do certificado o adotante poderá iniciar o seu plano de ação e assim colaborar para a preservação do meio ambiente e da água que abastece a sua casa e de muitas outras pessoas. Serão realizadas vistorias semestrais para a verificação do andamento das ações propostas pela Semarh-DF e substituição do Certificado.

O padrinho também receberá um certificado de “Padrinho do Programa Adote um Nascente”, válido por um ano, passível de renovação.