Assistência Técnica e Ambiental: Redução dos Impactos Ambientais Causados por Resíduos Orgânicos nas Pequenas e Médias Propriedades Rurais

outubro, 02 2006

Autor/Responsável pela Experiência: Luís Carlos Gouvêa; Andressa Laysse da Silva; Guilherme de Resende Câmara; Jaimel de Oliveira Lima; Pedro Avelano de Oliveira Fernandes. Entidade promotora da Experiência: Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - CEDAF População Beneficiada: Aproximadamente 50.000 Habitantes Localização: Florestal e cidades vizinhas Período em que a Experiência foi desenvolvida: Setembro de 2004 até dias atuais
População Beneficiada: Aproximadamente 50.000 Habitantes
Localização: Florestal e cidades vizinhas
Período em que a Experiência foi desenvolvida: Setembro de 2004 até dias atuais

RESUMO DA EXPERIÊNCIA
A produção de resíduos orgânicos nas pequenas e médias propriedades rurais de Florestal e cidades vizinhas é muito grande. Estes resíduos em sua grande maioria são amontoados poluindo o meio ambiente, alterando o pH e a microbiota do solo, além de liberar toxinas na degradação anaeróbia e poluir as águas, por meio de lixiviação, percolação, arrastamento dos compostos orgânicos, sais minerais e nutrientes, responsáveis pela eutrofização (poluição física, biológica e química) dos corpos d´água, pensando nisso a CEDAF criou o Programa de Assistência Técnica e Ambiental, o PATA, que tem como principais objetivos: sugerir, acompanhar e apresentar alternativas de tratamento desses resíduos, de modo a diminuir os impactos ambientais.