Água e Saneamento

rel=
Pantanal Matogrossense.
© WWF-Brasil / Sergio Ribeiro

Projeto “Água e Saneamento”

Cenário e Conceituação
O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta, com 13,7%. Abriga a maior área úmida continental - o Pantanal - as mais extensas florestas alagadas - Amazônia - e uma fauna aquática incrivelmente rica.

Mas o acelerado processo de degradação ambiental ameaça estes recursos e tem limitado o desenvolvimento do País.

Uma das consequências mais severas do mau uso da água é a exclusão hídrica, que atinge mais de 40 milhões de brasileiros. Esta carência, associada à baixa taxa de coleta e tratamento de esgotos, é responsável por 70% das internações hospitalares no Brasil o que, além do dano social, provoca prejuízos econômicos.

Com vistas a contribuir para reverter este cenário, o WWF - Brasil, por meio da Campanha Água para Vida, Água para Todos, está iniciando um trabalho junto às Prestadoras de Serviços de Saneamento, considerando a importância que representam no uso e recuperação desse importante recurso. O primeiro passo para uma atuação mais direta no setor está sendo dada com a realização da "Mostra Água para Vida, Água para Todos: Boas Práticas em Saneamento".