Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação | WWF Brasil


 
	© Bruna Veríssimo / WWF-Brasil
Há nove anos a Fundação Boticário reúne governo, instituições não governamentais, sociedade civil e gestores de unidades de conservação públicas e reservas privadas em um evento reconhecido internacionalmente pelo debate e fortalecimento de áreas protegidas no Brasil.

Desde a sua primeira edição, em 1997, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) já contou com mais de 10 mil participantes, promoveu 338 palestras, a exposição de mais de 800 trabalhos técnicos e reuniu centenas de especialistas reconhecidos mundialmente.

Em 2018, já estão confirmados 40 palestrantes e 85 apresentações de trabalhos científicos. O tema central será “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”, uma proposta de ampliar a discussão sobre como áreas protegidas podem contribuir para uma nova economia no país.

O WWF-Brasil é patrocinador bronze do evento e vai levar uma série de novidades, entre estudos, apresentações de trabalhos e relatos de experiências em simpósios, reuniões técnicas e palestras.
 

PROGRAMAÇÃO WWF-BRASIL

• Dia 31/07, terça-feira

9h – Painel “A natureza como oportunidade”, palestra com Jason Clay (WWF Estados Unidos), Pedro Paulo Diniz (Fazenda da Toca) e Denise Hamú (ONU Meio Ambiente). Local: Plenária do Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul.
 
12h30 – Mini-arena “Mosaicos de Áreas protegidas como estratégia de conservação e participação” (WWF + REMAP + Parceiros). Local: Arena Haroldo Palo Jr. do CentroSul.

12h30 – Apresentação de trabalho técnico “Análise de métricas de fragmentos para conservação da biodiversidade na APA Barra do Rio Mamanguape, município de Rio Tinto, Paraíba.”. Local: Totem 2 – Verde, na área destinada aos trabalhos técnicos do CentroSul.

17h – Reunião Técnica: RAPPAM (Rapid Assessment and Priorization of Protected Area Management) - Avaliação Rápida e Priorização do Manejo de Unidades de Conservação. Local: piso inferior do CentrSul.
 
• Dia 01/08, quarta-feira

12h30 – Apresentação de trabalho técnico sobre o Caminho da Mata AtlânticaLocal: Totem 1 – Laranja, na área destinada aos trabalhos técnicos do CentroSul.

12h30 – Apresentação de trabalho técnico "Aplicação de Veículos Aéreos Não Tripulados no Zoneamento do Risco de Fogo para o Parque Nacional de Brasília (PNB)". Local: Totem 1 – Laranja, na área destinada aos trabalhos técnicos do CentroSul.
 
15h – Apresentação de trabalho conjunto no corredor trinacional da Mata Atlântica (Argentina, Brasil e Paraguai), incluindo o lançamento da cartilha Onças do Iguaçu e de duas revistas que apresentam resultados de parceria com o BID. Local: Espaço para eventos do CentroSul.

• Dia 02/08, quinta-feira

17h – Debate em parceria com a Coalizão Pró-UCs sobre Unidades de Conservação sob Risco &  PADDD - Pressões para desfazer ou diminuir o tamanho ou o status de proteção de Unidades de Conservação (do inglês, Protected Area Downgrading, Downsizing and Degazettement).


Espaços de Interação

Estande Pró-UC 
Foco na campanha 
#UmDiaNoParque, da Rede Pró-UCs, da qual o WWF-Brasil faz parte. Local: Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul.
 
Estande da iniciativa Andes-Amazônia 
Com o tema, “Uso sustentável nas UCs e o papel das populações tradicionais no manejo e conservação da Amazônia”, o espaço é compartilhado por 15 ONGs, com apoio da Fundação Moore. 
Local: Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul.

Programação paralela

• Dia 27/07
14h30 – Durante o V CBRPPN (de 26 a 29/07), haverá apresentação sobre o trabalho do WWF-Brasil com RPPNs na Mata Atlântica e no Cerrado.
Local: RPPN Morro das Aranhas - Costão do Santinho Resort, Florianópolis (SC)
 
• Dia 30/07
8h – Media Training para pesquisadores de toninhas no Brasil, como parte do plano de comunicação para toninha do WWF-Brasil.
Local: Novotel Florianópolis, Av. Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2034 - Centro, Florianópolis (SC)

Fique de olho!

  • O WWF-Brasil promove, entre os dias 21 e 23 de setembro, a terceira edição do Seminário sobre Mosaico de Áreas Protegidas.
DOE AGORA
DOE AGORA