Está chegando a hora de passar #UmDiaNoParque

julho, 20 2018

Neste domingo, que tal aproveitar tudo que uma Unidade de Conservação tem a oferecer?
Por Taís Meireles

Promovida pela Coalizão Pró UCs, da qual o WWF-Brasil faz parte, a campanha #UmDiaNoParque convida todos a visitarem neste domingo, 22, uma Unidades de Conservação (UC) para lazer, educação ambiental e conscientização.

Com mais de 2.500 UCs, o Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta e por que não aproveitar ao máximo do que a nossa natureza tem a oferecer, não é mesmo?

Você pode ir a um dos parques mais conhecidos, como os Parques Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Chapada Diamantina e Fernando de Noronha, ou conhecer um que nunca foi antes, como os Parques Nacional de São Joaquim (Urubici, SC), Cavernas do Peruaçu (Itacarambi, MG) ou Ipanema (Araçoiaba da Serra, SP).

Opções não faltam! Até agora, 35 UCs confirmaram participação. Confira abaixo parte da programação para o dia 22/07:

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Itacarambi, MG)
Este Parque é um importante e rico parque arqueológico no norte de Minas Gerais. Não deixe de visitar as cavernas e apreciar as pinturas rupestres preservadas. No dia da ação #UmDiaNoParque, haverá exibição de filmes ambientais e relacionados às Unidades de Conservação no auditório do Centro de Visitantes. Prepare-se para responder à pergunta "O que o Parque Nacional significa para você?".
Local: BR 135, km 155, Comunidade do Fabião I, Januária – MG

Parque Nacional do Itatiaia (Iatiaia, RJ)
Além das diversas atividades normalmente disponíveis, o Parque vai oferecer visitas monitoradas ao Chalé do Maromba, imóvel histórico com arquitetura típica, localizado em ponto privilegiado do Parque. As saídas serão em grupo de 12 pessoas a partir do Complexo do Maromba, na parte baixa com acesso por Itatiaia/RJ. Um grupo de voluntários treinados conduzirá os visitantes realizando trabalho de interpretação ambiental que terá aproximadamente 1h30 de duração, entre as 9h e 15h.
Local: Estrada do Parque Nacional, Km 8,5 – Itatiaia - RJ

Parque Nacional da Serra da Canastra (São Roque de Minas, MG)
Dia 21 de julho, sábado. Passeio à parte alta da Casca Danta com parada no Centro de Visitantes para contemplação de exposição recém-inaugurada. Haverá apoio de voluntários na recepção e orientação dos visitantes.
As vagas do transporte gratuito são limitadas e os interessados devem confirmar suas reservas no escritório do ICMBio em São Roque de Minas, telefone (37) 3433-1324.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis, RJ)
Além das atividades que são oferecidas diariamente, o Parque vai presentar as 50 primeiras pessoas que forem dia 22 de julho ao Centro de Visitantes na sede Teresópolis e disserem "Vim participar da campanha Um Dia no Parque" com um squeeze.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (Palmeiras, BA)
Além da Cachoeira da Fumaça, um dos principais atrativos do Parque, o visitante pode aproveitar a Cachoeira do Buracão, Morro do Pai Inácio, Gruta da Torrinha, Gruta da Lapa Doce.

A programação completa de todos os parques está no site Unidos Cuidamos

A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades de Conservação, criada em 2000. De acordo com Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró UC, “este é um projeto de longo prazo. Nosso objetivo é criar uma cultura de reconhecimento e valorização das Unidades de Conservação pela população brasileira”.

“O incentivo ao ecoturismo beneficia tanto a população local, que tem a economia estimulada pelo fluxo de pessoas, com mais movimento na rede hoteleira, de alimentos e artesanato, entre outros, como os visitantes, com experiências enriquecedoras”, comenta Mariana Napolitano, do WWF-Brasil, sobre a campanha.
A campanha #UmDiaNoParque convida a todos para visitarem uma Unidade de Conservação no dia 22/07