© WWF-Brasil

Portfólio de Projetos

Programa Água para a Vida
O Programa Água para a Vida do WWF-Brasil foi criado em 2001 com a missão de harmonizar as inúmeras demandas pelas águas do Brasil – seja para a satisfação das necessidades básicas de matar a sede e alimentar, seja como força motriz do desenvolvimento econômico – com a necessidade de conservar os ecossistemas aquáticos para esta e para as gerações futuras.

Objetivos:

A mudança do enfoque utilitarista tradicional para o enfoque ecossistêmico. A água deve matar a sede, irrigar lavouras, gerar energia, proporcionar navegação, recreação, entre outros usos. Porém, se não cuidarmos dela desde a sua origem nos ecossistemas aquáticos, mantendo seu equilíbrio dentro de parâmetros aceitáveis, não haverá água no futuro para suprir suas demandas de uso.

Área de atuação:

Nível nacional com ênfase nas seguintes bacias hidrográficas: Acre e Tapajós na Bacia Amazônica, Pantanal (Bacia do rio Paraguai), Paranoá no Distrito Federal e São João na região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Projetos e iniciativas:


O Programa Água para a Vida desenvolve e implementa seis estratégias que, juntas, diminuem a pressão sobre os ecossistemas aquáticos das bacias críticas:
  • Water stewardship – cuidado e gestão das águas
Promove o engajamento de grandes usuários de água como empresas de bebidas e commodities agrícolas no cálculo da pegada hídrica de produtos e cadeias produtivas. Com isso é possível avaliar e mitigar tanto os riscos atuais quanto os futuros nas bacias hidrográficas, com foco em certificações de uso da água.

  • Proteção de habitats aquáticos – nascentes e unidades de conservação hídricas
Com a participação das comunidades locais, visa criar, capacitar e consolidar redes sociais nas bacias para restauração de nascentes, desenvolver planos de restauração e implementar sistemas de monitoramento de qualidade das águas nas bacias prioritárias de atuação.

  • Promoção da boa governança das águas
Visando o fortalecimento da gestão ambiental no Brasil, essa estratégia sustenta todas as outras, trabalhando a integração de políticas e instrumentos de recursos hídricos com outras políticas de ordenamento territorial, mudanças climáticas, pagamento por serviços ambientais, cidades e agropecuária.
  • Adaptação de bacias hidrográficas às mudanças climáticas
Tem como objetivo preparar pessoas, ecossistemas e atividades econômicas dependentes da água para o futuro incerto das mudanças climáticas, garantindo a segurança hídrica nacional. Para isso, estão sendo mapeadas as vulnerabilidades nas bacias hidrográficas de atuação do Programa, bem como desenvolvidos e implementados planos de adaptação a eventos climáticos extremos. Os resultados são incorporados às políticas do assunto nos níveis local, estadual e nacional.
  • Mitigação dos impactos de obras de infraestrutura hídrica
Em cooperação com a Living Amazon Initiative do WWF (LAI), consiste em promover o planejamento integrado do setor ambiental com o energético, além de identificar rios de grande relevância ecológica e biodiversidade única e propor a conservação destes ecossistemas por meio de alternativas energéticas. O conceito de vazão ambiental também será disseminado para barragens a serem implementadas, para que seu funcionamento não cause impactos irreversíveis à dinâmica natural do rio.
  • Melhores práticas agropecuárias
Em cooperação com a Iniciativa Água Brasil, prevê o desenvolvimento e a implementação de técnicas de manejo agropecuário que causem menor impacto nas águas dos rios, nascentes e aquíferos. Tudo isso aliado à uma forte política de incentivos à produção rural sustentável, como pagamentos por serviços ambientais hídricos, linhas de crédito rurais sustentáveis buscando influenciar na política de crédito agrícola em nível nacional e internacional e certificações de commodities agrícolas.

Caso tenha interesse em ser parceiro do WWF-Brasil em projetos do Programa Água para a Vida, entre em contato .

Mais informações sobre o Programa
 
© Zig Kock
Foto do por de sol no rio Negro, encontro das Águas.
© Zig Kock
 
© WWF-Brasil / Renato Soares
Imagem vencedora do concurso com o tema "Águas", uma das atividades realizadas nos 10 anos da parceria do Programa Água para Vida com o banco HSBC.
© WWF-Brasil / Renato Soares
 
© WWF-Brasil / Cristhian Rizzi
Um inflável gigante no formato de filtro de barro foi instalado nas Cataratas do Iguaçu, no Dia Mundial da Água.
© WWF-Brasil / Cristhian Rizzi
 
© WWF / Edward PARKER
Trecho do Rio São João que atravessa a Reserva Biológica Poço das Antas, no Rio de Janeiro
© WWF / Edward PARKER
  •  
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini

DOE AGORA
DOE AGORA