Espécies



 rel=
Piúva florida e revoada de aves
© A. Cambone, R. Isotti - Homo ambiens
Devido as suas características ambientais, o Pantanal é o habitat de uma grande variedade de espécies animais. Foram registrados na região 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis, 656 de aves e 1.032 de borboletas.

Peixes

 
© WWF-Brasil / A.Camboni/ R.Isotti-Homo Ambien
O Pantanal é reduto de 236 espécies de peixes diferentes.
© WWF-Brasil / A.Camboni/ R.Isotti-Homo Ambien
Das 263 espécies de peixes registradas no Pantanal, mais de 85% pertencem à ordem Ostariophysi, da qual fazem parte o pacu, o dourado, a tuvira, o pintado, a cachara e o cascudo.

Tuiuiú

 
© WWF-Brasil / A.Camboni/ R.Isotti-Homo Ambien
O Tuiuiú é considerada a ave símbolo do Pantanal.
© WWF-Brasil / A.Camboni/ R.Isotti-Homo Ambien
O tuiuiú (Jabiru micteria) é o maior iconídeo a habitar o Pantanal. Adotada como símbolo do Pantanal, pode ser encontrado nos mais diversos habitats, com maior abundância nas áreas de savana (campo/cerrado), que coniste de gramíneas altas, com arbustos e florestas. Ave migratória, predomina na região de abril a dezembro.

Onça-pintada

 
© WWF-Brasil / A.Camboni/ R.Isotti-Homo Ambien
A onça-pintanda é o maior felino das Américas.
© WWF-Brasil / A.Camboni/ R.Isotti-Homo Ambien
O Pantanal também é o habitat do maior felino das Américas - a onça-pintada (Panthera onca). Animal temido e admirado que habita o imaginário das pessoas, a onça-pintada é uma espécie importante para o meio ambiente.

Por estar no topo da cadeira alimentar, é um indicador de saúde ambiental e, por isso, a proteção dos ambientes naturais passa pela proteção da onça. A presença deste animal na região indica a existência de áreas com um bom nível de conservação. [ Saiba mais ]

Fatos e Curiosidades

    • A maior cobra do Pantanal é a sucuri amarela. Mede até 4,5 metros e se alimenta de peixes, aves e pequenos mamíferos.
    • Tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, tem mais de 2 metros de envergadura com as asas abertas.
    • O jacaré do Pantanal mede até 2,5 metros de comprimento, alimentando-se principalmente de peixes.
    • O maior peixe do Pantanal é o jaú, um bagre gigante que chega a 1,5 metro de comprimento, pesando até 120 quilos.A onça-pintada do Pantanal chega a pesar 150 quilos, alimentando-se de aproximadamente 85 espécies de animais que vivem na região.
  • Livro Vermelho das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção

    O livro reúne informações científicas sobre todas as 627 espécies da fauna brasileira reconhecidas como ameaçadas de extinção. A publicação foi divulgada em 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente. Saiba mais
DOE AGORA
DOE AGORA