Fortalecimento institucional

rel=
Reserva Particular Patrimônio Natural
© Divulgação
Além da participação direta na criação de RPPNs no Paraná, o Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil atua em parceria direta com a Frepesp (Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo), que também apóia o Programa Estadual de Apoio às Reservas Particulares, do governo do estado de São Paulo. Juntos, WWF-Brasil e Frepesp trabalham na promoção de políticas públicas favoráveis às RPPNs e em iniciativas que possibilitem a sustentabilidade econômica e ambiental das reservas.
Entre as metas de fortalecimento do movimento rppnista no estado, por meio da Frepesp, estão a identificação de fundos financeiros (no nível federal, estadual e municipal) para acesso por proprietários de RPPNs, visando a criação e gestão dessas áreas; a elaboração de uma nova versão para o ICMS-Ecológico no estado, que beneficie diretamente as reservas protegidas; e o envolvimento dos proprietários de RPPNs na disseminação dos fundos e na relação com as políticas públicas.

Download

Em 2008, o Programa Mata Atlântica lançou a publicação Reservas Privadas do Patrimônio Natural: iniciativa cidadã para a proteção da natureza. De forma didática e exemplificada, a cartilha, em parceria com a Frepesp, apresenta a contribuição das reservas privadas para a conservação ambiental e como o apoio às RPPNs passa por ações políticas.
Faça o download da publicação.