Ações e resultados | WWF Brasil


 
© Adriana Mattoso

Ações e Resultados

Linhas de Ação

Os projetos do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil trabalham com a conservação dos poucos remanescentes de floresta ainda existentes no bioma.
Suas ações estão divididas em algumas linhas de ação, sempre com atuação ecorregional, hoje prioritariamente na Ecorregião da Serra do Mar, mas também apoiando instituições que atuam na Ecorregião Florestas Costeiras de Pernambuco.

As principais linhas são:
  • Unidades de Conservação:  valorização das áreas protegidas pela sociedade e capacitação dos públicos envolvidos com essas áreas, além do papel fundamental de criação e implementação de um sistema de Unidades de Conservação, a exemplo de Parques e RPPNs
  • Reservas Privadas: incentivo ao engajamento da sociedade civil na criação de RPPNs e no reconhecimento dessas reservas junto ao poder público. As principais estratégias são a disseminação de informações sobre RPPNs e promoção de mecanismos econômicos de apoio aos proprietários.
  • Planejamento da Paisagem: criação de Visões de Biodiversidade a partir das Ecorregiões, visando construir cenários de conservação à longo prazo. As Visões são um instrumento de planejamento e implantação de ações a partir do olhar de diversos ‘grupos de interesse’, que apontam áreas prioritárias para proteção, manejo ou recuperação.
  • Restauração: envolvimento dos diversos atores sociais para uma estratégia de restauração da paisagem florestal, visando garantir a conservação da biodiversidade e manutenção dos serviços ambientais de forma participativa.

Criação de Unidade de Conservação em Bertioga

Manguezal Guaratuba, em Bertioga, São Paulo, Brasil 
© WWF-Brasil / Instituto Ekos Brasil / R.A.F. Lima
Resultado do trabalho do WWF-Brasil envolvendo a mobilização da sociedade, esta nova UC foi criada em 2010.
Saiba mais
.
 
© Florestas Certificadas
Florestas Certificadas foi desenvolvido em parceria com o FSC-Brasil
© Florestas Certificadas

Florestas Certificadas

Conheça o site Florestas Certificadas, desenvolvido em parceria com o FSC-Brasil.
DOE AGORA
DOE AGORA