Visão de Biodiversidade da Serra do Mar



 rel=
Estação Ecológica Juréia Itatins
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini
Com a maior extensão de remanescentes da floresta atlântica, a Ecorregião Serra do Mar é ao mesmo tempo uma das ecorregiões mais ameaçadas do bioma, por abrigar cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Estende-se por sete estados - Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - e mais de 500 municípios, concentrando 48 milhões de brasileiros, bem como as mais expressivas atividades econômicas do país.

O processo de construção da Visão de Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar ocorreu entre setembro de 2003 e dezembro de 2005.

Diferentes grupos de interesse participaram desse processo, como ambientalistas, acadêmicos, órgãos governamentais e não-governamentais, tanto em workshops, quanto em reuniões, consultas e discussões.

O trabalho auxiliará futuras ações de conservação e reabilitação da paisagem, e terá seu plano de ação publicado em breve.

Unidade Santa Virgínia, Parque Estadual da Serra do Mar, durante expedição à Mata Atlântica em ... 
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini
Unidade Santa Virgínia, Parque Estadual da Serra do Mar, durante expedição à Mata Atlântica em agosto de 2009. São Paulo - SP.
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini
 
© WWF / Michel GUNTHER
Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, uma das partes mais altas da Ecorregião Serra do Mar.
© WWF / Michel GUNTHER
DOE AGORA
DOE AGORA