Parque Nacional do Cabo Orange

O Parque Nacional do Cabo Orange (PNCO) é uma unidade de conservação federal criada em 1980 na foz do rio Oiapoque e na costa norte do Brasil, no estado do Amapá.

Parte seca do igarapé Cova da Onça, uma das áreas pesquisadas pela expedição © WWF

Seus 619 mil hectares protegem paisagens moldadas pelo contato dos ecossistemas amazônicos com as correntes do Oceano Atlântico. Saiba mais.

Quinta expedição

A mais recente expedição ao Parque Nacional do Cabo Orange, realizada em julho de 2006.

 Áreas Protegidas
Atuação do WWF-Brasil Expedição ao Tumucumaque Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) Expedição ao Cabo Orange Campanha de arrecadação para o Arpa Expedição Juruena-Apuí Início > Nosso Trabalho > Áreas Protegidas > Expedição ao Cabo Orange > O Parque Nacional do Cabo Orange 
O Parque Nacional do Cabo Orange
O Parque Nacional do Cabo Orange (PNCO) é uma unidade de conservação criada pelo governo federal no dia 15 de julho de 1980 para preservar uma variedade de ecossistemas localizados na foz do rio Oiapoque e na costa norte do Brasil, no estado do Amapá.
Vista aérea do Lago Maruani, no Parque Nacional do Cabo Orange. Paisagem é típica da região
© WWF

Em julho de 2006, o WWF-Brasil apoiou mais uma expedição científica no parque, em parceria com o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). A equipe colheu dados valiosos sobre a unidade.

Expedição encontrou camarão exótico

A espécie invasora, de crescimento rápido, representa uma ameaça ao equilíbrio do ecossistema.

Equipe do Ibama, acompanhada de pesquisadores, durante a primeira expedição ao Parque Nacional do Cabo Orange, em abril de 2005 © WWF
A equipe da expedição ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque encontrou exemplares de um camarão de origem afriacana (Macrobrachium rosenbergii), muito cultivado em fazendas costeiras do Nordeste. Essa espécie foi introduzida no Brasil por criadores de crustáceos, na década de 90. Até então, não havia registro dela em águas acima da costa do Pará. Leia mais.

Expedições científicas

Em 2005 o Parque Nacional do Cabo Orange completou 25 anos de existência.Desde então, iniciou uma série de levantamentos de campo, com a realização de cinco expedições.

Membros da expedição percorrem o Lago do Marrecal, na região do igarapé de mesmo nome © WWF

As expedições tiveram caráter científico e foram integradas por técnicos do Ibama e por pesquisadores de universidades e institutos do Amapá e do Pará, com apoio técnico e financeiro do WWF-Brasil e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

DOE AGORA
DOE AGORA