The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Palavra de Pesquisador
Expedição Científica Rio GuaribaPODCAST :::
Ouça a análise preliminar dos pesquisadores sobre os resultados da Expedição Científica Rio Guariba.
Representantes de cada uma das sete áreas temáticas que compuseram a iniciativa compartilham suas impressões iniciais sobre os resultados das pesquisas realizadas na Reserva Extrativista do Guariba e Parque Estadual do Guariba.
Supervisor de Banco de Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS/AM), Rômulo foi responsável pela análise da paisagem da área de abrangência da expedição. Nesse breve depoimento, Rômulo nos fala sobre a metodologia aplicada a essa área de pesquisa e revela que a atividade em campo muitas vezes contradiz o que as imagens de satélite mostram no laboratório. “Todos nos surpreendemos com a diversidade de paisagens do lugar”, afirma.
Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Daniel foi um dos componentes da equipe de Mastofauna. Sua missão foi a de fazer o inventário de mamíferos de maior porte, bem como do uso de paisagem fragmentadas por esses animais. Foram experiências que geraram alguns resultados preliminares as quais o pesquisador aqui compartilha.
Pesquisador e doutorando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Frank foi responsável pelas atividades de levantamento faunístico de peixes durante a expedição. Entre os resultados preliminares, Frank revela a possibilidade de ele e sua equipe terem identificado três novas espécies de peixes com potencial ornamental.
Especialista da Fundação Vitória Amazônica (FVA) e um dos responsáveis pelo no estudo de aves na região do Guariba, Ricardo e equipe conseguiram identificar cerca de 400 espécies. Ele nos fala, entre outras informações, que foi possível avistar espécies muito interessantes durante a expedição, como o papagaio campeiro (Amazona ochrocephala), que possui distribuição muito restrita que, após esse diagnóstico, terá sua área de abrangência possivelmente ampliada.
Flávia Souza é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e componente da equipe de Botânica na expedição. Ela nos conta sua análise preliminar sobre a vegetação que compõe a Reserva Extrativista do Guariba e o Parque Estadual do Guariba, dando destaque ao ambiente que encantou até os pesquisadores mais experientes: o cerrado amazônico.
Engenheira florestal, Aline é uma das responsáveis pela gestão do Mosaico de Unidades de Conservação do Apuí. Durante a expedição a gestora fez o levantamento dos potenciais extrativistas dos recursos madeireiros e não madeireiros da área contemplada pela expedição. Entre as potencialidades mais fortes identificadas por Aline está a copaíba, recurso não madeireiro bastante abundante na região do Guariba.
Doutor em zoologia e pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, Gleomar Maschio foi o responsável pelo o levantamento de anfíbios e répteis durante a expedição. Nesse depoimento, ele comenta os resultados preliminares da pesquisa e fala sobre impressões de uma região que considera bastante preservada.