Gestão de Áreas Protegidas | WWF Brasil

Gestão de Áreas Protegidas



Garantir que as unidades de conservação continuem protegidas

A boa gestão assegura que, depois de criada uma unidade de conservação, as espécies que vivem dentro dos limites dessa unidade e os serviços do ecossistema que essa área proporciona não sofrerão ameaças. Para que isso aconteça, é preciso ter habilidades e recursos.
Assegurar a gestão adequada das unidades de conservação é tão desafiador quando criá-las.

Em toda a Amazônia, o WWF-Brasil procura garantir que aqueles encarregados de cuidar dessas unidades de conservação adquiram o conhecimento e contem com o apoio necessário para que possam se desempenhar bem nessa tarefa.

Para isso, o WWF-Brasil investe em capacitação de gestores, aquisição de equipamentos e outros materiais de trabalho, avaliações sobre a gestão das UCs e estudos sobre as unidades de conservação.
 
	© WWF-Brasil/Adriano Gambarini
O WWF-Brasil tem investido no aprimoramento da gestão de unidades de conservação
© WWF-Brasil/Adriano Gambarini

Obter dados

A boa gestão de uma unidade de conservação baseia-se num bom plano de manejo. E um bom plano de manejo, por sua vez, baseia-se em informações precisas e relevantes.

O WWF-Brasil auxilia os esforços de obtenção de dados sobre a importância ecológica das unidades de conservação da Amazônia.

São organizadas, em parceria com órgãos governamentais, instituições de pesquisa e organizações locais, expedições científicas a diversas áreas da Amazônia, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a biodiversidade e os processos ecológicos presentes na região.

Essas expedições são verdadeiras aventuras, que mobilizam pesquisadores, gestores, mateiros e a população local.

O resultado dessas viagens de campo é um rico material, que serve como subsídio para a elaboração de planos de manejo das unidades de conservação, para o planejamento de conservação de toda a região amazônica e para o avanço da ciência.

Clique aqui para conhecer todas as expedições realizadas pelo WWF-Brasil na Amazônia.

Desenvolver e implementar planos de manejo

O plano de manejo de uma unidade de conservação é como o microchip de um computador: ele contém todos os processos e instruções para proteger a área e sustentar a integridade do habitat natural.

Mas muitas vezes os planos de manejo são complicados e caros de implementar.

Para resolver esse dilema, o WWF-Brasil tem investido não só na elaboração de planos de manejo, como também no aprimoramento dessa ferramenta indispensável para a gestão de unidades de conservação.

Uma vez prontos os documentos, é hora de o WWF-Brasil apoiar os gestores das unidades de conservação na implantação dos planos de manejo.

Todas essas ações do WWF-Brasil junto a unidades de conservação só são possíveis graças ao Programa Áreas Protegidas da Amazônia, Arpa.

FATOS E CURIOSIDADES

  • Embora o WWF-Brasil esteja presente em toda a Amazônia, a organização tem em mente que os seus objetivos de conservação só podem ser alcançados por meio de parcerias com organizações locais.

    Por essa razão, a instituição investe na capacitação e no fortalecimento institucional dessas organizações. Quando nossos parceiros estão mais fortes, nós estamos mais fortes, e a Amazônia está mais bem cuidada.
DOE AGORA
DOE AGORA