Criação de Áreas Protegidas | WWF Brasil

Criação de Áreas Protegidas



Bons motivos para proteger as áreas das UCs

É preciso ter argumentos bem embasados para transformar áreas naturais em unidades de conservação, principalmente em locais onde elas representam a principal fonte de subsistência da população local.
Esses argumentos devem estar baseados em critérios científicos, ecológicos, políticos e operacionais.

Um exemplo de argumento pode ser o papel ecológico essencial proporcionado por um determinado ecossistema.

Outro pode ser a importância dos recursos naturais da área para a sobrevivência e a manutenção dos meios de vida de determinadas comunidades.
 
	© WWF-Brasil/Adriano Gambarini
O WWF-Brasil está consciente de que a tarefa de criar unidades de conservação é enorme
© WWF-Brasil/Adriano Gambarini

Ajudando a criar unidades de conservação

O WWF-Brasil está consciente de que a tarefa de criar unidades de conservação é enorme, grande demais para apenas uma organização. Na verdade, muitas vezes as pequenas ONGs locais se encontram numa posição mais favorável para pleitear junto aos governos as demandas pela criação de UCs.

Por esse motivo, ao longo dos anos, o WWF-Brasil desenvolveu parcerias para apoiar outras organizações e grupos comunitários, os quais assumiram os esforços de criação de unidades de conservação.

Ao mesmo tempo, o WWF-Brasil estabeleceu parcerias com o governo brasileiro e os governos dos estados amazônicos para apoiar os estudos e processos de criação e gestão de unidades de conservação.

A instituição contribui também com o estabelecimento de diretrizes nacionais para a criação, categorização e gestão de unidades de conservação.
DOE AGORA
DOE AGORA