Linha do Tempo - 2006 a 2010 | WWF Brasil

Linha do Tempo - 2006 a 2010



Em São Paulo e em todo o Brasil, as velas substituíram as lâmpadas durante a Hora do Planeta 2010. rel=
Em São Paulo e em todo o Brasil, as velas substituíram as lâmpadas durante a Hora do Planeta 2010.
© WWF-Brasil/Juvenal Pereira

Mobilização pelo meio ambiente

A participação da sociedade, principalmente pelo movimento da Hora do Planeta, indica o desejo coletivo de ajudar extrapolando barreiras.

2006

  • Participação na 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8 da CDB), realizada em março, em Curitiba (PR).
  • Iniciada a parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC) para implementação da gestão dos recursos hídricos na Bacia Transfronteiriça do MAP, que envolve o Peru, Brasil e Bolívia. Trata-se de uma das primeiras experiências desse gênero na Amazônia, onde se encontram 8% da água do planeta.
  • O Clube Corporativo tem a adesão de 11 empresas (Comgás, HSBC, Gerdau, Ibope, Icatu - Hartford, Itaú BBA, Megadata, Natura, Norsul, Suzano, Unidas), cujas contribuições ajudam o WWF-Brasil a desenvolver suas atividades de conservação da natureza e desenvolvimento sustentável.
  • Criação do Prêmio Personalidade Ambiental, concedido pelo WWF-Brasil a personalidades cujo trabalho contribui para a conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil. A primeira homenageada foi a então Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que recebeu o prêmio durante a festa dos 10 anos do WWF-Brasil.
  • O velejador multicampeão. Lars Grael, é nomeado Embaixador das Águas do WWF-Brasil.
  • WWF-Brasil participa da 12ª Conferência das Partes sobre Clima em Nairóbi, no Quênia.
Expedição Juruena-Apuí. 
	© Francisco Livino
Expedição Juruena-Apuí.
© Francisco Livino

2007

  • WWF-Brasil e SOS Mata Atlântica comemoraram o 10º aniversário da Lei das Águas no Dia Mundial da Água com vôo de balão sobre o Congresso Nacional, em Brasília (DF) – em março.
  • Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, com a “plantação” de 6 mil balões em frente ao Congresso Nacional simbolizando os 6 milhões de toneladas de gases do efeito estufa emitidos pelo Brasil a cada dia.
  • WWF-Brasil marca presença no Live Earth Rio, evento global que reuniu cerca de 70 mil pessoas em torno da questão das mudanças climáticas, no Rio de Janeiro.
  • WWF-Brasil e mais nove organizações não-governamentais lançaram o Pacto Nacional pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia. A proposta busca estabelecer um amplo compromisso entre diversos setores do governo e da sociedade brasileira que para garantir a conservação da floresta Amazônica.
  • WWF-Brasil participa da Convenção do Clima, em Bali, Indonésia, lançando estudos e relatórios e apoiando eventos de mobilização promovidos pela Rede WWF.

Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, um voo de balão sobre o Congresso Nacional, em Brasília (DF). 
	© WWF-Brasil
No Dia Mundial da Água, um voo de balão sobre o Congresso Nacional, em Brasília (DF).

2008

  • Lançamento da Revista dos Afiliados WWF-Brasil.
  • No Dia Mundial da Água, WWF-Brasil lança o Movimento Nascentes do Brasil, com instalação de um filtro gigante nas Cataratas do Iguaçu, destacando o provérbio chinês “Ao beber a água, lembre-se da nascente”.
  • Durante a COP9 da CDB, o Ministério do Meio Ambiente lança oficialmente a segunda fase do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). Também é anunciado o aumento da meta total do programa de 50 para 60 milhões de hectares de unidades de conservação na Amazônia até 2012 e os doadores se comprometem a doar US$ 105 milhões para a implementação da segunda fase do programa.
  • Lançamento do Quiz online da Pegada Ecológica.
  • No Dia Mundial do Meio Ambiente, WWF-Brasil e Ibope divulgam pesquisa sobre os hábitos de consumo do brasileiro.
  • Produzido pela agência de publicidade DM9DDB, para o WWF-Brasil, a peça de conscientização Money ganha a medalha de ouro no Festival de Nova York, na categoria Filmes.
Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). 
	© WWF-Brasil/Zig Koch
Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).
© WWF-Brasil/Zig Koch

2009

  • Hora do Planeta 2009. WWF-Brasil e a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciam participação da cidade, marcando a entrada do Brasil no movimento mundial para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global. Campanha publicitária veiculada por emissoras de TV do país envolve artistas, apresentadores e atletas. 
  • Expedição ao Rio Cabaçal. Município de Reserva do Cabaçal (MT) é escolhido como projeto piloto para as ações de educação ambiental e conservação de nascentes. 
  • Madeira é Legal. Lançamento do programa pelo estado e o município de São Paulo, em conjunto com o setor da construção civil e diversas instituições, entre elas o WWF-Brasil. Objetivo é promover ações que garantam o uso de madeira de origem legal e também certificada no Estado.  
  • Compromisso com madeira legal. Assinatura pelo governador do Acre, Arnóbio Marques, e o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, de dois decretos que criam procedimentos para o consumo de madeira de origem legal no Estado do Acre. 
  • Pecuária Orgânica. Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) lança protocolo de processos produtivos e responsabilidade socioambiental. Viagem de imprensa a uma fazenda de pecuária orgânica no Pantanal promove iniciativa apoiada pelo WWF-Brasil desde 2003, no Pantanal.
Pecuária orgânica - ABPO. 
	© WWF-Brasil
Pecuária orgânica - ABPO.
© WWF-Brasil

2010

  • 2010: Ano da Biodiversidade. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como ano da biodiversidade. No atual contexto, em que um número crescente de espécies estão ameaçadas de extinção pela perda de habitat, pela caça e pelas mudanças climáticas, os esforços de conservação são cada vez mais urgentes e necessários. Foram produzidos diversos estudos sobre o tema.
  • Nova edição do Relatório Planeta Vivo 2010. produzido em colaboração com a Sociedade Zoológica de Londres e a Global Footprint Network, utiliza o Índice do Planeta Vivo para medir a saúde do planeta.
  • Expedição Científica à Terra do Meio 2010. Em expedição científica pelo Parque Nacional da Serra do Pardo, localizado na região da Terra do Meio, no estado do Pará, uma equipe de pesquisadores fez levantamento da biodiversidade de uma área considerada de extrema prioridade para conservação.
  • Seminário de Atualização para Jornalistas sobre Biodiversidade. O objetivo do evento foi prover informações sobre os desafios para a conservação da biodiversidade e, ainda, analisar como o Brasil está inserido nas políticas globais sobre o meio ambiente.
  • Convenção do Clima 2010 (COP-16). Governos de 194 países reuniram-se em Cancún, no México, de 29 de novembro a 10 de dezembro de 2010 para participar da 16ª Conferência das Partes (COP-16) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima.
  • Unidade de Conservação em Bertioga. WWF-Brasil colheu assinaturas para proteger área em Bertioga (SP): A unidade de conservação criada no fim do ano fica no trecho mais preservado de Mata Atlântica no litoral paulista. A área de planície, que faz conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar, abriga rica diversidade de ambientes - dunas, praias, rios, florestas, mangues e uma variada vegetação de restinga - nos quais vivem animais raros e ameaçados de extinção.
  • Campanha O que você precisa para viver? WWF-Brasil defende criação de áreas protegidas e chama sociedade para compreender importância da natureza no nosso dia-a-dia.
  • Hora do Planeta 2010. Sucesso até no ambiente digital: apelos e mensagens de todas as partes do Brasil trafegaram pela internet: redes sociais e sites de relacionamento indicaram o desejo coletivo de ajudar extrapolando barreiras e levando cidadãos a participarem ativamente do movimento.

Planeta Vivo

Capa do "Relatório Planeta Vivo 2010" 
	© WWF-Brasil
Nova edição do Relatório Planeta Vivo 2010.
DOE AGORA
DOE AGORA