Linha do Tempo - 2001 a 2005

Rio Miranda.
2001

• Lançamento da Campanha Mico Mil, para celebrar o nascimento do milésimo mico-leão-dourado na natureza.
  • Início do Programa Água para a Vida, de gestão e conservação de recursos hídricos.
  • Abertura do primeiro escritório na Amazônia, em Rio Branco (AC).

Família de micos-leões-dourados na Reserva Biológica Poço das Antas, na Bacia do Rio São João, no Rio de Janeiro

© WWF / Juan PRATGINESTOS

2002

• Criação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) pelo governo federal.Resultado dos esforços do WWF-Brasil, Banco Mundial, GEF, KfW, IBAMA e MMA.
  • Programa Pantanal para Sempre apóia a criação das associações de mulheres de pescadores e incentiva a produção de artesanato com couro de peixe. Em 2006, Wânia Alecrim, presidente da Associação Amor-Peixe, de Corumbá (MS), recebe o Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora, na categoria Membro de Grupos de Produção Formais (cooperativas e associações). Nesse mesmo ano, recebe indicação ao Prêmio Claudia, da Revista Claudia, na categoria Trabalho Social.
  • Projeto Escolas Pantaneiras é escolhido como Destaque do Ano no premio Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Getúlio Vargas.
  • O WWF-Brasil ganha o prêmio Mérito Ambiental, concedido pela editora Abril e organizado pela revista Viagem e Turismo.

Escola pantaneira.

2003

• O mico-leão-dourado deixa de ser criticamente ameaçado de extinção. Passa à categoria ameaçado na lista vermelha da IUCN.
  • De 1994 a 2003, Programa Natureza e Sociedade contribui para a especialização de profissionais envolvidos com a conservação e manejo dos ecossistemas brasileiros, apoiando pesquisas de pós-graduação e aperfeiçoamento técnico. O programa concede 246 bolsas de estudo e investe cerca de R$ 1,3 milhão no período. Realizado em parceria com Fundação Ford e apoio da United States Agency for International Development (USAID).
  • Início do apoio à pecuária orgânica certificada no Pantanal.
  • Apoio à criação da Associação de Proprietários de RPPNs do Mato Grosso do Sul (Repams).
  • Lançamento da Campanha Água para a Vida, Água para Todos, com apoio do Programa de Educação Ambiental a cinco projetos em todo Brasil.

2004

• Expedição Ambiental do Balão Panda percorre os mananciais do Rio de Janeiro e de São Paulo, mostrando a vulnerabilidade quanto ao abastecimento de água nas duas maiores metrópoles brasileiras.
  • Apoio à criação da Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos (Aspranor), em Mato Grosso. A parceria com o Programa Pantanal para Sempre inclui o incentivo à criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nas fazendas dos associados e projeto de educação ambiental para as comunidades do Vale do Sepotuba.
  • Estudos e inventários realizados no arquipélago de Mariuá como subsídios para o Zoneamento Ecológico Econômico da região de Barcelos (AM), em parceria com a Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).
  • Criado o Clube Corporativo, iniciativa que reúne empresas com preocupação socioambiental interessadas em contribuir para o WWF-Brasil. O Itaú BBA é a primeira empresa a associar-se ao Clube Corporativo.

2005

• Aplicação do método Avaliação Rápida e Priorização do Manejo de Unidades de Conservação (RAPPAM), em 113 unidades de conservação na Amazônia.
  • Dia Mundial do Meio Ambiente: o WWF-Brasil instala balde gigante no Corcovado (RJ).
  • O WWF-Brasil e a Agência Nacional de Águas (ANA) assinam acordo de cooperação para gestão e conservação da água.
  • Criada a Moção de Água e Florestas para integração dessas duas políticas e incorporando o tema ao Plano Nacional de Recursos Hídricos.
  • É criado o Grupo de Trabalho IR Ecológico – “A natureza merece esse estímulo”, para viabilizar a adoção de uma lei inovadora que destine incentivos fiscais a projetos de conservação e desenvolvimento sustentável. O grupo reúne  representantes de ONGs e empresas.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente 2005: o WWF-Brasil instala balde gigante no Corcovado (RJ).
© WWF-Brasil

O WWF-Brasil instala balde gigante no Corcovado (RJ).