© WWF/Brasil

USE SUA VOZ PELOS OCEANOS

Tão vasta quanto os oceanos é a sua importância para a vida no planeta. Mais da metade do oxigênio da Terra (55%) é produzido por algas marinhas. Sim, os oceanos são como um grande pulmão. Suas correntezas e águas, além da sua capacidade de absorção de CO2 da atmosfera, ajudam a regular a temperatura do planeta.  

Dos oceanos também obtemos alimentos, e vale lembrar que muitas pessoas dependem da pesca como fonte de renda. O turismo e a mineração são outras atividades econômicas que o ambiente marinho oferece.   

O Brasil possui um dos maiores litorais do mundo, com mais de 9 mil quilômetros de extensão. É uma faixa cheia de vida e atividade. Nossa costa abriga as maiores áreas contínuas de manguezais, ecossistemas sensíveis e de grande importância, porque funcionam como local de reprodução de peixes, crustáceos e aves, entre muitas espécies de animais. Recifes de coral, que ocorrem do Maranhão ao sul da Bahia, possuem alta diversidade biológica. 
Apesar de serem tão importantes, não estamos tratando os oceanos com o devido cuidado e respeito. Até 2050, por exemplo, haverá mais plásticos do que peixes em suas águas, se não pararmos com o descarte inadequado desse material. Outras formas de poluição (como resíduos agrícolas e de navios), bem como a pesca excessiva, a expansão imobiliária no litoral e o aquecimento global impactam a qualidade das águas e ameaçam a biodiversidade marinha.  

Precisamos começar a mudar esse cenário. Você pode fazer muita coisa pelos oceanos. Saiba como.  

Na Hora do Planeta de 2020, tivemos um papo virtual muito bacana sobre a relação das cidades com os oceanos, e como pequenas ações na nossa rotina ajudam a protegê-los. Assista novamente!  

DOE AGORA
DOE AGORA