Série de workshops discute transparência e rastreabilidade nas cadeias de produção voltadas ao mercado chinês

setembro, 12 2023

Encontros vão explorar cases, contexto atual do mercado, lacunas, desafios e ações necessárias para aprimorar a rastreabilidade nas cadeias de soja, carne bovina e óleo de palma
Por Trade Hub e WWF-Brasil 

Com a crescente pressão de diversos setores para compartilhar informações sobre a origem dos produtos agrícolas, empresas que não atendem a essas demandas podem sofrer danos reputacionais significativos e perder acesso a mercados. A solução passa, então, pela rastreabilidade robusta da cadeia de abastecimento, o que compreende sistemas que forneçam um registro documentado de cada produto, sua história, origem e qualidade. 

Esses dados ajudam as empresas a afirmar e comprovar que seus produtos atendem a determinados padrões de sustentabilidade e cumprem regulamentações específicas.

Foi pensando nessas questões que o WWF e o Trade Hub realizam nos meses de setembro e outubro uma série de workshops online dirigidos aos setores privado e público para revisar e discutir o contexto atual no espaço de rastreabilidade de produtos agropecuários. O objetivo é identificar ações concretas para viabilizar a transparência das cadeias de abastecimento. 

O foco desta série é a rastreabilidade das principais cadeias para o mercado chinês (soja, carne bovina e óleo de palma). Ao reunir perspectivas diversas, o objetivo é promover o diálogo interdisciplinar, compartilhando conhecimento entre diversos atores do setor.

O primeiro encontro será no dia 13 de setembro e vai discutir alguns riscos relacionados à prática ESG, rastreabilidade e gestão de dados e apresentação de estudos de caso. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site

Soluções de rastreabilidade

Pesquisas realizadas como parte do Trade Hub descobriram que a transição para cadeias de abastecimento rastreáveis está acontecendo lentamente e que não existe alinhamento na indústria em termos de tecnologias de rastreabilidade e formato de dados. 

Ação multistakeholder é considerada fundamental tanto nos níveis setoriais quanto corporativos, e a liderança da alta administração é essencial para uma implementação eficaz. Além disso, países consumidores e produtores têm a oportunidade de colaborar na criação de soluções de rastreabilidade alinhadas que apoiem atores críticos (especialmente agricultores vulneráveis) e melhorem a resiliência e a sustentabilidade de suas indústrias alimentícias.

“O objetivo dessa série de workshops é apresentar por que a rastreabilidade e a transparência devem ser vistos como uma oportunidade tanto para o setor público quanto o privado, e que esses setores possam conhecer ferramentas de controle de origem agropecuária e tomar decisões para dar mais transparência a cadeias da soja e da carne bovina, especialmente para o mercado chinês”, diz Daniel E Silva, especialista de conservação do WWF-Brasil.  
O foco desta série é a rastreabilidade das principais cadeias para o mercado chinês (soja, carne bovina e óleo de palma).
© Adriano Gambarini/WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA