Plano para Cadeia de Carne Sustentável é lançado na China com apoio do WWF-Brasil

agosto, 17 2023

Combate ao desmatamento, rastreabilidade, monitoramento dos impactos ambientais e sociais, transparência e qualidade dos produtos são alguns dos objetivos da iniciativa
Por WWF-Brasil e WWF China

O WWF-China e a Associação Chinesa de Carnes (CMA), com apoio do WWF-Brasil, lançaram o Plano de Promoção para Cadeia de Fornecimento de Carne Sustentável. Ele busca fortalecer a cadeia de produção e consumo da carne, propondo requisitos para a proteção ao meio ambiente, como a baixa emissão de carbono e responsabilidade social ao mesmo tempo em que visa padronizar a gestão na cadeia de fornecedores, de modo a diminuir os riscos ambientais, promovendo a coexistência harmoniosa entre o ser humano e a natureza.

"O desenvolvimento sustentável da indústria da carne deve alcançar a harmonia com o ambiente natural e atingir a meta de neutralidade de carbono. No futuro, as duas partes fortalecerão ainda mais a cooperação no comércio verde por meio de planos ​​de promoção da carne e continuarão a promover empresas a participar na construção de cadeias de indústrias verdes", afirma Chen Wei, vice-presidente e secretário-geral da  Associação Chinesa de Carnes.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil e os dois lados mantêm uma estreita relação de cooperação. A China representou, em 2022, 61,3% da receita total de exportação de carne bovina do Brasil, totalizando quase 8 bilhões de dólares, em volume e 54,7% (1,2 milhão de toneladas). Já o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e é o segundo maior produtor de carne bovina.

Recentemente, os dois países assinaram 15 acordos, entre eles a cooperação para certificação de produtos de origem animal e ainda, uma iniciativa sobre requisitos sanitários e quarentenários para proteínas processadas de animais terrestres a serem exportadas do Brasil para a China. “É portanto, natural e saudável que os players desse setor pensem juntos, as estratégias de maior cooperação e ganhos, bem como menor impacto para o planeta, viabilizando modelos que possam ser aplicados em toda a cadeia de produção e consumo da carne”, afirma Daniela Teston, diretora de Relações Corporativas do WWF-Brasil.

O WWF-Brasil tem trabalhado em parceria com o WWF-China e com a  Associação Chinesa de Carnes através de projetos de apoio ao setor produtor de carne bovina. A organização promove encontros bilaterais e intercâmbio entre frigoríficos, indústrias alimentícias brasileiras e empresas chinesas para apresentar com clareza os desafios dessa complexa cadeia produtiva e as oportunidades advindas de uma colaboração estruturada.

O objetivo da parceria é construir ferramentas, relatórios e estudos que subsidiem os dois elos da cadeia de suprimentos para transformar a produção e atingir o desmatamento e a conversão zero no Brasil. Ainda em 2021 foi lançado o estudo Perspectivas para a Cadeia de Carne Bovina nas Relações Brasil-China que trouxe um perfil da pecuária brasileira, apontando cenários para recuperação de pastagens, os avanços tecnológicos do setor e os custos envolvidos na transição tecnológica desta categoria no Brasil.

Durante o processo de implementação do Plano de desenvolvimento sustentável da carne, representantes das empresas chinesas Beijing Zhuochen Animal Husbandry Co., Ltd. e da Henan Meishi Food Co., Ltd. atribuíram grande importância à avaliação do desempenho da cadeia de suprimentos, garantindo que os padrões relevantes de proteção ambiental, de baixo carbono e desmatamento zero sejam atendidos. Por exemplo, medidas adequadas são tomadas de acordo com a lista negativa de áreas de desmatamento e a compra de fabricantes de áreas de desmatamento recente é estritamente proibida.

A plataforma, que integra o plano, promoverá a construção da transparência, rastreabilidade e gestão do ciclo de vida da cadeia de suprimentos, melhorando o mecanismo de diálogo de todas as partes, apoiando melhor as empresas para obter incentivos e benefícios de longo prazo, de modo a realizar a preservação do meio ambiente e combinar com a produção de commodities aliada ao desmatamento zero.

O plano de promoção da carne sustentável fornecerá às empresas que aderirem, diferentes estágios de participação de acordo com a estratégia de três níveis de compromisso: compromissos conjuntos, colaboração e certificação.

Compromissos conjuntos

• Ajudar os comerciantes de carne nacionais e estrangeiros a estabelecer parcerias, formular planos para gerenciamento sustentável da cadeia de abastecimento de carne e comprometerem-se a alcançar o desmatamento e livre de conversão (DCF) ao longo de toda a cadeia da indústria de produtos cárneos;
  • Apoiar na construção de um sistema de rastreabilidade para a cadeia sustentável de fornecimento de carne para rastrear e monitorar os impactos ambientais e sociais da produção de carne e utilizar gestão da cadeia de abastecimento de carne;
  • Garantir a transparência da cadeia de abastecimento de carne sustentável e divulgar a cadeia de abastecimento informações e graus de qualidade de produtos à base de carne para os consumidores e o público.

Colaboração

• Fazer triagem de empresas de carne relevantes qualificadas para o desenvolvimento sustentável, incluí-las no Projeto de Construção Cooperativa CMA e cooperar com eles para construir o cadeia de abastecimento de carne sustentável;
  • Avaliar os negócios relevantes e orientar seus esforços para melhorar sua sustentabilidade em produção de carne, incluindo, mas não se limitando a satisfazer os requisitos de proteção ambiental proteção, responsabilidade social, baixa emissão de carbono e bem-estar animal;
  • Utilizar gerenciamento padronizado, promover produtos ecológicos de alta qualidade e melhorar a qualidade e competência do produto.

"A mudança climática, a proteção da biodiversidade e a produção sustentável de produtos à base de carne estão intimamente relacionadas, e o equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento econômico também é uma das questões de desenvolvimento mais importantes do mundo. O WWF convida a indústria da carne a se juntarem ao plano, para explorar em conjunto o caminho equilibrado de proteção da natureza e desenvolvimento econômico, bem como a experiência efetiva de produção e consumo responsável, e trabalhar juntos para um futuro de neutralidade de carbono e uma natureza melhor," afirma Zhou Fei, vice-diretor-geral do escritório de representação do WWF em Pequim.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Doe: wwf.org.br/doe