Posicionamento: A democracia é inegociável; vândalos devem ser punidos

08 janeiro 2023

Nota sobre o ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília neste domingo (8)
Por WWF-Brasil

O WWF-Brasil condena os ataques criminosos feitos contra a ordem democrática brasileira neste dia 08 de janeiro de 2023, assim como manifesta seu mais absoluto repúdio a eles. A invasão e a depredação de prédios públicos por aqueles que não se conformam com o resultado de eleições livres e legítimas, com o intuito de derrubar o governo constitucionalmente constituído, é um crime contra o Estado de Direito (art.359-L do Código Penal).  

Aqueles que planejaram, financiaram e executaram esses atos devem ser punidos dentro do rigor da lei, assim como as autoridades que se omitiram e permitiram a ação dos terroristas. A democracia é inegociável. Sem ela não há como avançar na promoção do bem-estar social. da proteção ambiental e da justiça. É inaceitável, portanto, que uma minoria violenta queira impor sua vontade, de forma autoritária, ao restante da sociedade brasileira, apagando garantias duramente conquistadas nas últimas décadas.

Nesse dia triste para a história brasileira, o WWF-Brasil vem também manifestar sua solidariedade e seu apoio às autoridades máximas dos Três Poderes, atacados por esses grupos intolerantes e criminosos.

Democracia para sempre.
Vândalos invadem e depredam o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aqueles que planejaram, financiaram e executaram os atos devem ser responsabilizados, assim como as autoridades que se omitiram
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA