Cursos em Planejamento Sistemático da Conservação para gestores ambientais



 
© WWF-Brasil
Técnicos da Agência Ambiental de Goiás em aula prática no I Treinamento em Planejamento Sistemático da Conservação
© WWF-Brasil
O WWF-Brasil tem realizado cursos de capacitação em PSC para utilização das ferramentas e criação de bases de dados, em parceria com a Conservação Internacional – Brasil.
A primeira versão do treinamento teórico e prático foi realizada em abril de 2005, para os técnicos da Agência Goiana de Meio Ambiente, para eles se tornassem aptos a utilizar as ferramentas e a base de dados desenvolvida no projeto "Identificação de áreas prioritárias para a conservação em Goiás", e que contou ainda com a participação de técnicos da Diretoria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente (DAP-MMA), Diretoria de Proteção Ambiental (DIPRO) e Diretoria de Ecossistemas (DIREC) do IBAMA.

O curso se realizou pela segunda vez em abril de 2006, desta vez com o objetivo principal de capacitar os técnicos do Ministério do Meio Ambiente para utilizar a abordagem do planejamento sistemático da conservação no processo de Atualização das Áreas e Ações Prioritárias para Conservação, Utilização Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade. Participaram deste curso técnicos dos Núcleos Cerrado, Mata Atlântica e Marinho e do Programa Arpa do Ministério, do IBAMA (CSR e CGZAM), do Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e da Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A terceira versão do treinamento se deu em agosto de 2006, com o propósito de capacitar os técnicos do Instituto Florestal e da Fundação Florestal de do estado de São Paulo, com a participação de convidados da USP e UNICAMP. Com os conhecimentos adquiridos no curso, os técnicos do estado de São Paulo poderão utilizar a base de dados gerada pela visão de biodiversidade da ecorregião da Serra do Mar e fazer as devidas adaptações dos resultados para o estado, e partir para a implementação de ações de conservação.
DOE AGORA
DOE AGORA