Contaminação da água



Aumenta quantidade de agrotóxicos

Nascentes e rios acabam sendo contaminados com pesticidas utilizados ña lavoura.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que 25% de todos os pesticidas usados no Brasil são utilizados nas plantações de soja. Segundo o Banco Mundial, em 2002, aproximadamente 50.000 toneladas de pesticidas foram usados nas lavouras do grão. Devido à rápida expansão da área de soja plantada, o uso de pesticidas vem crescendo a uma taxa de 21,7% ao ano.

No entanto, o uso de pesticidas está crescendo mais rápido que a área cultivada e o total geral das plantações de soja. Parte deste aumento pode ser explicado pela falta de geadas e desenvolvimento de pragas resistentes aos produtos atuais. Porém, devido ao uso abusivo, mas há outros fatores envolvidos.

A produção está expandindo em áreas com pouca mão de obra e os defensivos são usados para reduzir os custos desta mão de obra. As áreas de plantação de soja estão ficando maiores, isso faz o maquinário se tornar essencial e proporciona melhor custo-benefício. É preciso pesquisar mais todos os tipos de químicos usados para cultivar a soja tradicional e as geneticamente modificadas, assim como seus efeitos de longo prazo para o meio ambiente, seus impactos e o desenvolvimento em suas resistências.
DOE AGORA
DOE AGORA