Dia Mundial do Meio Ambiente: ONG de ciclistas em defesa da sustentabilidade | WWF Brasil

Dia Mundial do Meio Ambiente: ONG de ciclistas em defesa da sustentabilidade

04 junho 2010
Bicicleta
Passeio ciclístico já tradicional em Brasília agora inclui componente ambiental, com apoio do WWF-Brasil.
© Katrin Havia / WWF-Finland

Neste Domingo, dia 6, a ONG Rodas da Paz realiza seu 8º. Passeio Ciclístico e sua primeira Caminhada por um Brasil Sustentável, a partir das 8h30, com saída do Congresso Nacional, em Brasília.

O evento ciclístico já é tradicional na cidade.  A novidade, este ano, é a inclusão do viés ambiental representado pela valorização da mobilidade urbana e da redução das emissões de gases de efeito estufa.  Esta é, também, a primeira vez que o WWF-Brasil apoia o evento.

Estima-se que mais de cinco mil ciclistas participarão do passeio, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. A idéia, segundo os organizadores, é reduzir a pegada ecológica, promovendo hábitos mais saudáveis, como pedalar.

Ainda de acordo com os organizadores, o evento mobiliza todos os perfis de usuários e simpatizantes da bicicleta que acreditam ser possível, em uma cidade como Brasília, incorporar conceitos e comportamentos de convivência pacífica entre ciclistas, motoristas e pedestres e reunir os esforços da sociedade em torno de um transporte sustentável e não poluente.

Para os ciclistas, o percurso será de 15 km, com partida em frente ao Congresso Nacional, seguindo até a Ponte JK e retornando ao gramado do Congresso.  Já a caminhada, de quatro quilômetros, parte do Congresso pela Esplanada dos Ministérios no sentido da Rodoviária do Plano Piloto, retornando via Catedral ao Congresso.

Bicicleta