GT IR Ecológico | WWF Brasil

GT IR Ecológico



GT IR Ecológico

Criado em julho de 2005, o Grupo de Trabalho (GT) Imposto de Renda (IR) Ecólogico surgiu para debater mecanismos de estímulo fiscal para pessoas físicas e jurídicas interessadas em fomentar projetos de conservação ambiental. Além do WWF-Brasil, o GT é composto pelas seguintes organizações:
Conservação Internacional (CI-Brasil)
Fundada em 1987, o objetivo da CI é conservar o patrimônio natural do planeta - nossa biodiversidade global - e demonstrar que as sociedades humanas são capazes de viver em harmonia com a natureza. Como uma organização não-governamental global, a CI atua em mais de 40 países, em quatro continentes. A organização utiliza uma variedade de ferramentas científicas, econômicas e de conscientização ambiental, além de estratégias que ajudam na identificação de alternativas que não prejudiquem o meio ambiente. A CI-Brasil tem sede em Belo Horizonte-MG. Outros escritórios estão estrategicamente localizados em Brasília-DF, Belém-PA, Campo Grande-MS e Salvadors-BA.

Fundação Biodiversitas
Sediada em Belo Horizonte/MG, a Biodiversitas é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, de caráter técnico-científico, que tem como objetivo estatutário a proteção do meio ambiente e a conservação da diversidade biológica brasileira. Suas ações abrangem pesquisas sobre espécies da fauna, flora e ecossistemas brasileiros; identificação de espécies ameaçadas de extinção e áreas prioritárias para conservação de biodiversidade; criação e manejo de unidades de conservação; planejamento ambiental; educação ambiental; e sistemas de informação geográfica.

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Criada em 1990, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos com sede em Curitiba/PR e atuação em todo o território nacional. São mais de mil projetos de terceiros apoiados em todas as regiões do país, além de reservas, centros de capacitação técnica em conservação da natureza, fomento à conservação em terras privadas e iniciativas para a mobilização da sociedade.

Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, trata-se de uma entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Sua missão é promover a conservação da diversidade biológica e cultural no bioma da Mata Atlântica para as presentes e futuras gerações. Tem como principais objetivos defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam, conservar o riquíssimo patrimônio natural, histórico e cultural existente nessas regiões. A SOS Mata Atlântica possui uma equipe de profissionais especializados trabalhando em projetos de educação ambiental, recursos hídricos, reflorestamento, monitoramento da cobertura florestal da Mata Atlântica por imagens de satélite, ecoturismo, fomento ao plantio de mudas de espécies nativas, políticas públicas, aprimoramento da legislação ambiental, denúncias contra agressões ao meio ambiente, apoio à gestão de unidades de conservação, banco de dados da Mata Atlântica, voluntariado, certificações, entre outros.

Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
O GIFE é uma rede de organizações de origem empresarial ou instituídas por famílias, que pratica o Investimento Social Privado – repasse voluntário de recursos privados para fins públicos, de forma planejada, monitorada e sistemática, visando o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira. Considerada referência nacional em investimento social, essa rede é formada por 90 associados que investem, juntos, cerca de R$ 1 bilhão ao ano em projetos próprios ou de terceiros. Com 11 anos de atuação formal, o GIFE tem como objetivo estratégico influenciar as políticas públicas por meio de parcerias e do compartilhamento de idéias, ações e aprendizados com o Estado e outras organizações da sociedade civil. Para alcançar esse objetivo, baseia seu trabalho no fortalecimento político-institucional, na capacitação e no apoio à atuação estratégica de seus associados.

Instituto BioAtlântica (IBio)
O IBio é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que visa à conservação da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados e tem como estratégia atuar como catalisador de parcerias, criando pontes entre diversos setores da sociedade – o corporativo, o ambientalista, o governamental e o científico. Criado em 2002, o IBio concretizou o esforço de cinco anos de diálogo com os fundadores Conservação Internacional do Brasil, Aracruz Celulose, Petrobras, Veracel Celulose e DuPont do Brasil. Como resultado de suas ações, o IBio atraiu parceiros de diversos setores e a adesão de dois novos membros no ano de 2004: o grupo conservacionista The Nature Conservancy e a empresa Furnas Centrais Elétricas.

Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)
O IPÊ é uma instituição dedicada à conservação da biodiversidade em bases científicas. Atua em pesquisas, formação de profissionais, educação ambiental e programas de geração de renda e negócios sustentáveis que ampliem a responsabilidade socioambiental de comunidades, empresários e formadores de opinião. O IPÊ acredita que o ser humano tem dever ético com a biodiversidade. Por isso, com educação, ciência e negócios sustentáveis, promove a conservação dos recursos socioambientais do Brasil.

Instituto Socioambiental (ISA)
O ISA é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1994 para propor soluções integradas a questões sociais e ambientais. Seu objetivo é defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. Com sede em São Paulo e escritórios em Brasília, Manaus e São Gabriel da Cachoeira, o ISA privilegia ações que articulem projetos de caráter demonstrativo, campanhas e programas de trabalho e parceria, combinando diversas modalidades e níveis de atuação - local, regional, nacional e global. Atua em todo o Brasil especialmente na região do Rio Negro (AM), Xingu (MT), Vale do Ribeira (SP) e nos mananciais da região Metropolitana de São Paulo. 

TNC do Brasil
The Nature Conservancy (TNC) é uma das maiores e mais antigas ongs ambientais do mundo, com presença em 28 países. No Brasil desde 1988, a TNC desenvolve projetos nos principais biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga), com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a conservação dos ecossistemas naturais. Nos últimos anos suas ações contribuíram para a conservação de mais de 24 milhões de hectares, o equivalente ao estado de São Paulo.

PATRI – Relações Governamentais & Políticas Públicas
A Patri é uma empresa prestadora de serviços, que tem trabalhado desde 1986, no plano federal no acompanhamento dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Agências Reguladoras e Ministério Público. Neste período, vem coletando bancos de dados, recolhendo informações e realizando análises com as quais ajuda seus clientes a conceber estratégias de ação em temas de interesse coletivo.

Pinheiro Neto Advogados

  •  
	© GT IR Ecológico
  •  
	© Bernardo HÉLIO/Agência Câmara
DOE AGORA
DOE AGORA