Parkswatch - Fundação O Boticário | WWF Brasil

Parkswatch - Fundação O Boticário



Criado em 1999, pelo Centro de Conservação Tropical da Universidade de Duke (EUA) e mantido no Brasil pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, a iniciativa Parkswatch tem por missão proteger a biodiversidade por meio do levantamento, análise e divulgação da informação do estado das unidades de conservação. Presente em sete países da América Latina – Brasil, Argentina, Bolívia, Guatemala, México, Venezuela, Peru -, o Parkswatch tem como intuito realizar a avaliação e monitoramento da efetividade de unidades de conservação.

Entre os critérios de seleção de unidades estão aquelas que são áreas prioritárias para conservação e as que possuem categorias de manejo mais restritivas. A metodologia está baseada em informações primárias colhidas no local, informações secundárias e no ponto de vista do próprio chefe da unidade de conservação.

No Brasil, já foram avaliadas nove unidades de conservação, como o Parque Nacional do Superagui (PR) e Parque Nacional dos Aparados da Serra (RS). A iniciativa foi apresentada aos participantes do seminário promovido pelo WWF-Brasil e Ibama, durante o V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em junho de 2007, pelo analista de Projetos da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Cristiano Cegana.

Conheça a palestra da iniciativa Parkswatch

 
© WWF-Brasil/João Gonçalves
Palestrantes do seminário "Experiências com Ferramentas de Avaliação de Efetividade de Gestão das Unidades de Conservação", promovido pelo Ibama e WWF-Brasil.
© WWF-Brasil/João Gonçalves
  •  
© WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA