Metas são importantes instrumentos para avaliação de um compromisso. No caso da CDB, um primeiro conjunto de metas foi estabelecido para o período 2002-2010. Um plano estratégico foi criado para guiar a implementação da Convenção em nível nacional, regional e global com o propósito de parar a perda da biodiversidade e assegurar a continuidade de seus benefícios e sua repartição equitativa. Infelizmente, as avaliações apontam que o plano estratégico 2002-2010 não foi efetivo.

Reunidas em Nagoya, no Japão, durante a 10ª Convenção das Partes da CDB, os países concordaram em trabalhar juntos para implementar 20 metas até 2020, organizadas em cinco objetivos:

1. Tratar das causas fundamentais de perda de biodiversidade fazendo com que preocupações com biodiversidade permeiem governo e sociedade.
  2. Reduzir as pressões diretas sobre biodiversidade e promover o uso sustentável.
  3. Melhorar a situação de biodiversidade protegendo ecossistemas, espécies e diversidade genética.
  4. Aumentar os benefícios de biodiversidade e serviços ecossistêmicos para todos.
  5. Aumentar a implementação por meio de planejamento participativo, gestão de conhecimento e capacitação.
Restinga paulista: biodiversidade vulnerável à pressão imobiliária e turística.
© WWF-Brazil / Instituto Ekos Brasil / Mauricio Forlani
Legenda que fale sobre as metas.
© WWF-Brazil / Instituto Ekos Brasil / Mauricio Forlani
Capa da publicação © WWF
Veja o texto integral das 20 metas acordadas na COP-10 aqui.
Capa da publicação © WWF
Esforço de revisão e atualização da Estratégia e do Plano de Ação Nacional de Biodiversidade. Este trabalho é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza, WWF-Brasil e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Veja aqui.