Portfólio de Projetos - Programa Educação para Sociedades Sustentáveis (PESS) | WWF Brasil


 
© WWF-Brasil

Portfólio de Projetos

Programa Educação para Sociedades Sustentáveis - PESS
A educação faz com que os indivíduos e a coletividade construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes, práticas, ações, competências e relações para a conservação do meio ambiente e promoção da qualidade de vida.

O Programa de Educação para Sociedades Sustentáveis (PESS) do WWF-Brasil tem como missão:
  • Promover a educação e a mobilização da sociedade para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida;
  • Atuar na gestão, produção e disseminação do conhecimento.


Área de atuação:

O PESS planeja e desenvolve suas ações educativas em consonância com os seguintes objetivos da Estratégia de Conservação do WWF-Brasil:
  • Conservar ecossistemas, serviços ambientais e espécies, promover o uso sustentável da biodiversidade e repartição de seus benefícios;
  • Reduzir o impacto da sociedade brasileira sobre a natureza;
  • Promover o engajamento da sociedade brasileira com a conservação da natureza.
Com este propósito, atua nos diversos espaços de aprendizagem: além das escolas, nos processos que ocorrem nos comitês, comissões, redes, sindicatos, associações e conselhos, empresas, entre outros.

Projetos e iniciativas:
  • Biodiversidade nas Costas – BNC
Com vistas à formação, à mobilização e ao engajamento para a conservação da natureza, tem como objetivos a construção participativa, por professores e educadores ambientais, de instrumentos educacionais contidos em uma mochila; a formação continuada de professores e alunos do ensino formal e não formal; o apoio para a construção de planos de curso e projetos político-pedagógicos nas escolas.
  • Consumo Responsável e Coleta Seletiva
Possui como princípios básicos: a redução do consumo e/ou não geração de resíduos; a reutilização e/ou valorização para a reciclagem; e a disposição final ambientalmente adequada. Sua abordagem metodológica combina iniciativas em três níveis: comunidade, governos municipais e pequenos e médios empreendedores.
  • Pegada Ecológica
O cálculo da Pegada Ecológica é um elemento de conscientização da sociedade e uma poderosa ferramenta de comunicação. Ele reforça as estratégias relacionadas ao uso racional de recursos naturais, relaciona os comportamentos urbanos às atividades de campo e, por meio dele, é possível estabelecer estratégias de mitigação. Sua aplicação se dá no contexto individual, das empresas e instituições, e dos municípios, possibilitando a consolidação de informações para a utilização em planos de ação e de monitoramento.

Caso tenha interesse em ser parceiro do WWF-Brasil em projetos do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis, entre em contato.

Mais informações sobre o Programa
 
© WWF-Brasil
Kit Biodiversidade nas Costas, desenvolvido pelo PESS com apoio da KPMG
© WWF-Brasil
  •  
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini

DOE AGORA
DOE AGORA