© A. Camboni / R. Isotti / Homo Ambiens

Áreas Protegidas

Peixes em RPPN
Em toda estratégia de conservação de biomas, a criação de unidades de conservação é fundamental para proteção de áreas naturais e conseqüente manutenção dos processos ecológicos. O Pantanal apresenta uma condição peculiar: 95% das terras pertencem a particulares.

Assim, os proprietários rurais com sua iniciativa voluntária de criar uma reserva particular desempenham importante papel na conservação do meio ambiente.

O apoio e fomento à criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) é uma das principais estratégias para se conservar paisagens naturais do Pantanal, garantindo espaço e condições suficientes para a manutenção da biodiversidade.

O Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil apoiou ativamente a criação da Associação de Proprietários de RPPNs do Estado do Mato Grosso do Sul (Repams) e a Associação RPPN Mato Grosso, bem como as ações dessas instituições.

Um ato voluntário

A criação de uma reserva particular é um ato voluntário. O proprietário precisa estar consciente de que está tomando uma decisão importante para o benefício do meio ambiente que se estende para as gerações futuras.

Uma vez criada, a reserva é para sempre. Ela até pode ser vendida mas o novo dono tem que assumir as obrigações previstas na lei. Por isso, a tomada de decisão é lenta na maioria das vezes.

Entretanto, além da satisfação por estar contribuindo para a preservação do meio ambiente, o proprietário pode obeter outros benefícios com a reserva, desenvolvendo atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo, a partir do plano de manejo.

O que é RPPN?

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) são áreas de conservação da natureza em terras privadas. O proprietário da terra é quem decide se quer fazer de sua propriedade, ou parte dela, uma reserva particular. Essa é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente. Não há perda do direito de propriedade. Saiba mais

Guia para Criar e Implementar RPPNs

Gente e natureza