Revista Ciência Pantanal | WWF Brasil

Desde sua criação, em 2014, a revista Ciência Pantanal publica estudos e contribuições de cientistas com o intuito de ampliar o entendimento sobre o bioma Pantanal.

A Revista Ciência Pantanal surge da crença de que a integração entre os saberes tradicionais e os saberes científicos é fundamental para alcançarmos um desejado equilíbrio entre os diferentes atores sociais; transformando ideias e ideais em realidade.

Esse equilíbrio é necessário para mudarmos duas grandes tendências globais de grande impacto sobre a natureza e as pessoas: o aumento de emissões relacionadas às mudanças climáticas e a perda de biodiversidade no planeta.

Juntos e com informações qualificadas, todos podemos contribuir para reverter tendências mundiais tão preocupantes.

E como o bioma não é só brasileiro, mas se estende pelos territórios da Bolívia e do Paraguai, agora a Revista conta com a colaboração de pesquisadores, pantaneiros e indígenas dos três países.
© Ísis Meri Medri/WWF-Brasil

Novas propostas de incentivos fiscais, manejo de fauna silvestre, controle do fogo, zoneamento participativo, roteiros de turismo, manutenção de tradições de resistência indígena, são alguns dos assuntos abordados na quinta edição.
 


 

Baixe aqui

A diversidade física do Pantanal e suas inundações, a adaptação extrema dos peixes, uma nova espécie de rã oval,  o uso do solo e clima e a capacidade de reciclagem dos besouros, são alguns dos temas tratados nessa edição. 
 

Baixe aqui

Temos orgulho em abrir este terceiro volume da revista Ciência Pantanal, produzido pela Wildlife Conservation Society (WCS), com um artigo sobre arte rupestre. Suas pinturas e gravuras mostram felinos, répteis e humanos ao lado de espirais, losangos e outras figuras geométricas. Os significados se perderam no tempo, mas parece clara a intenção de contar à posteridade como era a fauna e o Pantanal de então. Além desta matéria, você poderá ler um material rico sobre a relação entre a inundação e a fecundidade dos peixes, os grandes semeadores do Pantanal, mistérios das salinas, Reserva da Biosfera do Pantanal, animais invasores, ecoturismo, a relação aves e matas, entre outros. Confira!


 

Baixe aqui

Nesta segunda edição,  publicada pela Wildlife Conservation Society (WCS), você encontrará artigos de cientistas e especialistas sobre a Escola das Águas, criadas para atender a população que vive em áreas alagáveis do Pantanal, os beija-flores dos capões, sapos cantores, sustentabilidade de fazendas do pantaneiras, o projeto Onçafari, as artimanhas do jacaré-pantaneiro, dentre outros assuntos. 


 

Baixe aqui

Nesta edição produzida pela WCS-Brasil, você encontrará exemplos concretos de como estudos científicos contribuem para a conservação dos recursos biológicos e culturais do Pantanal, bem como no aumento da produção agropecuária de forma sustentável.  Características geográficas do pantanal, pecuária sustentável, fogo em pastagens, vacas em cordilheiras, ariranhas, como lidar com morcegos e serpentes, entre outros. Boa leitura.




 

Baixe aqui
DOE AGORA
DOE AGORA