© WWF-Brasil / Adriano Gambarini
Associação Pró-Muriqui
A Associação Pró-Muriqui foi fundada em 2000 para centralizar e coordenar as atividades de pesquisa científica e conservação de Muriquis-do-Sul (Brachyteles arachnoides) no Estado de São Paulo e atender a demanda específica do PHVA (Population and Habitat Viability Assessment) Muriqui 1998, tendo finalizado a primeira versão de seu plano estratégico institucional em 2003.

A Associação Pró-Muriqui é especializada na abordagem científica aplicada ao desenvolvimento e fomento de ferramentas para a conservação do maior primata das Américas, o Muriqui-do-Sul e de seu habitat, a Mata Atlântica. Suas ações são focadas no desenvolvimento de pesquisa de campo em temas diversos como história natural, ecologia, comportamento e fisiologia de muriquis-do-sul a fim de identificar e propor soluções e mitigar as principais ameaças antrópicas que afligem as últimas populações selvagens da espécie primata no Estado de São Paulo. Adicionalmente promove treinamentos de jovens profissionais nos níveis graduação, pós graduação e programa de voluntariado, tendo treinado mais de 30 jovens profissionais e recebido aproximadamente 250 estudantes ao longo destes 15 anos iniciais de jornada conservacionista.

Além de pesquisa de longo prazo no Parque Estadual Carlos Botelho-SP desde 1994, o mais longo estudo sistemático já existente com a espécie no país, outras atividades incluem o monitoramento de populações selvagens da espécie sob propriedade corporativa em áreas prioritárias do habitat, caracterizando a presença e o tamanho da população do primata para aplicação da sistemática “Áreas de Alto Valor de Conservação”.

Ao longo de 15 anos de existência, a Associação Pró-Muriqui conquistou credibilidades nacional e internacional, contribuindo substancialmente para a divulgação da conservação nacional e internacional de primatas ameaçados e da importância do primata muriqui como espécie bandeira da conservação do Bioma Mata Atlântica. A conservação das populações selvagens viáveis de Muriquis-do-Sul contribui para a preservação dos remanescentes naturais de Mata Atlântica, que salvaguardam os mananciais de água potável, os quais abastecem os grandes centros urbanos do Sudeste do Brasil.

Web - www.promuriqui.org.br
Contato - info@promuriqui.org.br
Facebook - https://www.facebook.com/pages/Associa%C3%A7%C3%A3o-Pr%C3%B3-Muriqui/303225753037412
Associação Pró-Muriqui