| WWF Brasil


 
	© WWF-Brasil

O que é o Projeto Bacias?

É uma iniciativa da Ambev e WWF-Brasil, para recuperar e preservar bacias hidrográficas e assim aumentar a disponibilidade hídrica no país.
 
A parceria entre as duas organizações foi constituída em 2010 e desde então vem se consolidando. A primeira edição do projeto (2010-2014) foi realizada na microbacia do córrego Crispim, onde existia a fábrica do Gama/DF.

Com base nos resultados alcançados, o Projeto Bacias se estruturou e ganhou forma; cresceu e foi levado a filial Nova Minas da AMBEV, localizada no município de Sete Lagoas/MG, a 60 km ao norte da capital mineira, Belo Horizonte.
 

Objetivos

O atual Projeto Bacias tem o intuito de promover a recuperação ambiental e a sensibilização dos usuários de recursos hídricos de toda a bacia do Ribeirão Jequitibá, a fim de melhorar a recarga hídrica e contribuir para reverter os riscos de indisponibilidade de água na região, por meio de investimentos na gestão sustentável da água e no manejo integrado da bacia hidrográfica. Além de que visa trabalhar na consciência que a empresa deve ter frente ao desafio global de manter os recursos hídricos e entender melhor a sua dependência e os riscos associados ao uso da água.

Para conseguir o resultado esperado, o Projeto foi dividido em três etapas – diagnóstico, implementação de ações e sustentabilidade – e considera a metodologia de Water Stewardship, que parte da análise de risco e da identificação de vetores de stress ambiental da bacia para alcançar maior conscientização acerca da proteção e gestão sustentável dos recursos hídricos. Identificar e mitigar os impactos da cadeia de produção nos recursos hídricos e desenvolver ações internas, envolvendo parceiros para mitigar impactos e riscos, influenciar políticas públicas e tomadas de decisão para melhorar a gestão da bacia são alguns dos resultados esperados. A metodologia vem sendo aplicada em várias regiões do mundo junto a diferentes segmentos do setor privado, instituições financeiras e investidores e na qual a rede WWF possui grande experiência.

Vídeos




 
DOE AGORA
DOE AGORA