| WWF Brasil



Rica Biodiversidade

O Cerrado tem mais de 330 mil espécies de plantas e animais. Sua flora é caracterizada por vegetação com árvores baixas e medianas, retorcidas e de casca grossa. Muitas delas só existem aqui. Imagine um lugar que tem mais de 11 mil espécies vegetais e a fauna é também muito diversa. Estima-se que o Cerrado possui quase a metade das 1.753 espécies de aves do país, 199 de mamíferos, 180 de répteis, 150 de anfíbios, 1.200 de peixes e 90 mil tipos de insetos. Juntando tudo, dá quase 5% de todas espécies no mundo e 30% da biodiversidade do país. 


Cerca de 38% das plantas, 17% dos répteis, 28% dos anfíbios, são endêmicos, ou seja, só ocorrem nessa região. De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos. Essa megafauna é a principal dispersora de diversos frutos do Cerrado, como o baru, buriti, cagaita, jatobá, araçá, araticum, coquinho azedo, pequi e diversas outras árvores nativas.

Existem 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana.




 

Beleza do Cerrado

DOE AGORA
DOE AGORA