Brasília: Moradores do Córrego Urubu lançam Eco-Bacia em festa para o meio ambiente no Portal das Águas

junho, 06 2008

WWF-Brasil apóia projeto de gestão de recursos hídricos na microbacia do Córrego Urubu, em Brasília. Os próprios moradores da região resolveram desenvolver um modelo de gestão que garanta a convivência harmoniosa com a natureza.
Moradores do Núcleo Rural Córrego do Urubu, localizado no início do Setor de Mansões do Lago Norte, lançam no próximo sábado (07/06), em grande evento comunitário em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Eco-Bacia do Urubu, um projeto de ocupação sustentável das terras da microbacia formada pelos córregos Urubu, Olhos D’Água e Sagüi, tributários do Lago Paranoá. Além de lançar o conceito de Eco-bacia, a comunidade irá propor parceria junto aos órgãos do governo para implementar esta proposta de ocupação sustentável da região.

Eco-bacia é, por definição, uma área de ocupação humana delimitada por uma bacia hidrográfica onde as pessoas buscam uma convivência harmoniosa com a natureza por meio da gestão participativa dos recursos naturais e da adoção de tecnologias que viabilizem a ocupação sustentável do solo. Sua implementação na microbacia do Urubu - de topografia acidentada, com mananciais e corredores ecológicos para a fauna e flora nativas - está sendo facilitada pelas características da região, especialmente a baixa densidade populacional e o alto grau de sensibilidade ambiental dos moradores.

A festa de lançamento começa às nove horas da manhã e entra pela tarde, com atividades para pessoas de todas as idades interessadas em cuidar do planeta começando, literalmente, pelo seu quintal. O centro do evento será o Portal das Águas, no quilômetro três da DF 005, a estrada-parque Lago Norte-Paranoá. Não vai ser difícil achar o lugar: um gigantesco filtro do WWF-Brasil – ONG parceira do projeto – estará lá, na beira da pista, para sinalizar e lembrar que a vida depende da água pura.

Como toda festa que se preza, o lançamento da Eco-Bacia acontecerá em torno de uma mesa farta de frutas, ao som do berimbau de Aladim e dos capoeiristas do Grito da Liberdade e a animação do Circo Teatro Payassu. Uma exposição fotográfica e um documentário produzido pelo WWF-Brasil contará a trajetória do Movimento Permanente de Preservação do Córrego Urubu – Salve o Urubu!

Embrião da Eco-Bacia, o Movimento é formado por moradores que há muitos anos atuam como guardiões do ecossistema da região e já têm resultados significativos para apresentar. Quem quiser conferir pode acompanhar a expedição que sairá do Portal às 09:30 horas e seguirá até a cachoeira do Urubu.

Como água limpa depende da destinação correta do lixo, o lançamento da Eco-Bacia dará atenção especial à coleta seletiva e reciclagem, o Movimento estará inaugurando ali o primeiro quiosque de coleta seletiva na região. Quem quiser poderá aprender a transformar garrafas pet em bancos bem resistentes, a combater o fogo na seca que vem aí e a fazer compostagem para transformar o lixo orgânico em adubo.
Urubu
Movimento Salve o Urubu, em Brasília, apoiado pelo WWF-Brasil, desenvolve ferramentas de gestão participativa
© Sérgio Ribeiro
Cahoeira do Córrego Urubú
Cachoeira do Córrego Urubú, Brasília-DF.
© Sérgio Ribeiro