30 maio 2008
O Plano de Revitalização da Bacia do Rio Miranda, no Mato Grosso do Sul, acaba de ser contemplado com R$ 300.000, recursos provenientes do Programa Pantanal (SRHU/MMA). O projeto deve ser concluído até o dia 15 de junho e o convênio com o Governo Federal será assinado no dia 30 do mesmo mês. Os recursos serão aplicados ainda este ano.
Os recursos serão utilizados em projetos de reflorestamento, capacitação, apoio à Secretaria Executiva do Comitê de Bacia do Rio Miranda e em outras atividades.
Para Angelo José Rodrigues Lima, técnico do WWF-Brasil, que vem apoiando e acompanhando a gestão do Rio Miranda, o aporte é muito importante, pelo fato da bacia sido escolhida por ter um Comitê.
“A escolha reforça a importância da gestão de recursos hídricos em um processo participativo e descentralizado. Com o recurso, poderemos iniciar um trabalho efetivo de recuperação em alguma microbacia, podendo escolher uma nascente, onde consolidaremos ainda mais o papel na gestão da bacia do rio Miranda”, disse Ângelo.
O WWF-Brasil trabalha há cinco anos no Rio Miranda, por intermédio do seu programa Água para a Vida, com o objetivo de articular e incentivar a gestão integrada dos recursos hídricos da bacia.
O trabalho do WWF-Brasil, em parceria com organizações da sociedade civil, usuários e governos municipal, estadual e federal culminou com a criação do Comitê de Bacia. No Brasil, a bacia é a unidade de planejamento da gestão de recursos hídricos.