WWF- Brasil | WWF Brasil

WWF- Brasil



Uma Organização Nacional

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira, apartidária e sem fins lucrativos que trabalha em defesa da vida, e para isso nosso propósito é mudar a atual trajetória de degradação socioambiental. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países.

Nas próximas décadas, o crescimento da população e dos padrões de consumo irão dobrar a demanda mundial por alimentos e recursos naturais. Se não reduzirmos as emissões globais de gases de efeito estufa e a perda de espécies e ecossistemas naturais, as condições de vida de todos serão seriamente comprometidas até o final do século.

Nesse cenário, não há solução local ou global sem mudanças sistêmicas urgentes no Brasil. Além da importância da Amazônia para a regulação do clima da Terra, o país concentra a maior biodiversidade do planeta, grande disponibilidade de recursos hídricos e potencial para ser o maior produtor de alimentos. E pode se tornar também uma referência, uma liderança global inspiradora, se conseguir mostrar ao mundo que sim, é possível conciliar o desenvolvimento socioeconômico à conservação ambiental.

O WWF-Brasil trabalha para construir uma nova visão de desenvolvimento. Nela, a retomada da prosperidade econômica e da estabilidade política acontece por meio de uma transição justa para a economia de baixo impacto, que agregue eficiência, conhecimento e tecnologia ao uso dos recursos naturais, ao mesmo tempo em que promove inclusão, maior transparência e participação social.
 
More open Cerrado habitat, showing flowering Ipe tree in the Pirenopolis area, Cerrado, Brazil. 
	© © Juan Pratginestos / WWF
Estima-se que o Cerrado abrigue dez mil espécies diferentes de plantas.
© © Juan Pratginestos / WWF

Nosso propósito

MUDAR A ATUAL TRAJETÓRIA DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E PROMOVER UM FUTURO NO QUAL A SOCIEDADE E NATUREZA VIVAM EM HARMONIA

A vida como a conhecemos no planeta pode ficar seriamente comprometida ainda neste século, caso não sejam adotadas soluções concretas para reverter o avanço da degradação ambiental.

Ciente dessa urgência, em 2017, a Rede WWF desenvolveu uma nova estratégia global, que abrange o período até 2030. O grande objetivo dessa estratégia é alterar a trajetória das curvas de perda de biodiversidade e do aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Em outras palavras, “atacar” essas curvas significa conter a extinção de espécies e o desaparecimento de ecossistemas, assim como mitigar os principais causadores das mudanças climáticas.

Soma-se a esses desafios a crescente demanda por alimentos e por recursos naturais em todo o planeta, acarretando na necessidade de promover o uso racional de tais recursos e uma produção sustentável de alimentos. 
Além da instalação das tags, também foram feitos exames para verificar a saúde das populações de ... 
	© Adriano Gambarini/WWF-Brasil
O WWF-Brasil atua para proteger a vida
© Adriano Gambarini/WWF-Brasil

Nossa atuação

Atuamos para influenciar políticas públicas que atendam à necessidade e à urgência de preservarmos a vida no planeta.

Articulamos com o poder público e o setor privado ações integradas para reduzir significativamente a conversão de ecossistemas naturais, especialmente quando associada à produção de soja, carne e cana-de-açúcar.

Além disso, incentivamos uma produção florestal, agrícola e pesqueira responsáveis, que não degradem o ambiente e os recursos naturais, e que respeitem os direitos dos trabalhadores e de comunidades locais. 

Agimos pela valorização e uso racional dos recursos hídricos no Brasil e para que os principais atributos dos ecossistemas aquáticos e fluxos hidrológicos sejam adequadamente restaurados, conservados e sua conectividade mantida. 

Atuamos na criação e fortalecimento da gestão de áreas protegidas terrestres e marinhas, e promovemos a governança da paisagem em territórios prioritários, contribuindo diretamente para a proteção e conservação de habitats naturais e de espécies silvestres chaves, assim como para o bem-estar das populações locais.

Na questão climática, operamos em busca de ampliar e disseminar a geração de energia de fontes renováveis alternativas, almejando uma transição justa e democrática para uma economia de baixo impacto  e resiliente às mudanças climáticas. A campanha global Hora do Planeta, que acontece no mês de março, completou 10 anos no Brasil.

Além disso, promovemos a conscientização e mobilização de pessoas e empresas para ações concretas. Entendemos que é preciso informar e formar a sociedade para um novo modo de ser e estar no mundo. O que passa pelo engajamento em torno de grandes questões do nosso tempo, mas também pelas atitudes cotidianas: o consumo responsável e a redução do desperdício de alimentos, por exemplo. 

Nesse caminho, buscamos na ciência os fundamentos para ancorar nossas estratégias e propostas à sociedade brasileira. Produzimos e disseminamos conhecimento técnico e científico para subsidiar tomadores de decisão e a formulação de políticas públicas e privadas, e promovemos a capacitação de técnicos e profissionais para o uso de novas ferramentas e práticas responsáveis de produção.

 
	© WWF-Brasil Ana Cláudia Jathay
Para comemorar o Dia da Amazônia e os seus 12 anos de atuação como organização genuinamente brasileira, o WWF-Brasil promoveu um show do cantor Lenine no Teatro Amazonas.
© WWF-Brasil Ana Cláudia Jathay

Missão do WWF-Brasil

  • Contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, em benefício das gerações atual e futura.
DOE AGORA
DOE AGORA