© WWF-Brasil

USE SUA VOZ PELOS BIOMAS BRASILEIROS 

Falamos da Amazônia, mas os outros biomas brasileiros também precisam da sua voz! A Mata Atlântica, recordista mundial em biodiversidade, está reduzida a apenas 8,5% da sua área original, e segue sob pressão e ameaça, pois nela estão as principais cidades do País.  

Pantanal, em 2020, foi afetado como nunca pelo fogo. Teve mais de 30% da sua área queimada, mais de 4 milhões de hectares arrasados - o equivalente a 4 milhões de campos de futebol. Pessoas perderam suas casas e trabalhos, animais sofreram, plantas foram destruídas.  

Esse bioma, a maior área úmida continental do planeta, é um imenso reservatório de água doce e é muito importante para a estabilização do clima e a conservação do solo. Saiba mais sobre o Pantanal aqui.  

Outro bioma que, tal como a Amazônia, está sob forte pressão do desmatamento e da expansão agrícola, é o Cerrado. Por sua localização, une-se com a Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal, e compartilha animais e plantas com estas regiões, além de abrigar exemplares únicos da biodiversidade. No Cerrado surgem as nascentes dos principais rios e bacias do Brasil, por isso ele é chamado de berço das águas ou caixa-d’água do país. Veja outras informações sobre este bioma único no mundo.  

Nos Pampas, ou Campos do Sul, a riqueza do solo levou à rápida expansão de áreas cultivadas, mas sem um sistema adequado de preparo. O resultado são a erosão, a degradação do solo e a tendência à desertificação, que ameaçam não só as atividades econômicas da região, como produção de arroz, milho, trigo e soja, mas também a biodiversidade. Saiba mais sobre os Pampas e use a sua voz por ele!  

DOE AGORA
DOE AGORA